Notícias

Esporte e cultura são tema de seminário no Dia das Pessoas com Deficiência

Publicada em 21/09/2018, às 18h32

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semas
Anabel Araújo representa a Prefeitura no IV seminário pelo dia nacional de luta das pessoas co
Seminário teve o tema "Esporte e Cultura, Instrumentos de Transformação"
Divulgação Semas
Cadeirantes fazem apresentação no IV Seminário pelo
Cadeirantes fizeram uma apresentação musical e emocionaram os presentes

A importância da promoção de programas em esportes e cultura para as pessoas com deficiência foi o tema de um seminário nesta sexta-feira (21), quando é celebrado o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. O auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Álvaro de Castro Matos, em Jardim da Penha, estava lotado.

Com o tema "Esporte e Cultura, Instrumentos de Transformação", o seminário reuniu representantes da Prefeitura de Vitória, de instituições de ensino superior e de diferentes organizações que cuidam de pessoas com diferentes deficiências: física, visual, auditiva, intelectual e transtorno global de desenvolvimento.

O evento foi realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comped) em parceria com o Centro de Referência para a Pessoa com Deficiência (CRPD).

Dia Nacional de Luta

Todos os anos, a Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, promove eventos festivos, para integração e lazer entre assistidos, familiares e comunidade, e também seminários e momentos de reflexão para marcar o Dia Nacional de Luta.

A data foi instituída no Encontro Nacional das Pessoas com Deficiência, em 1982, e oficializada por meio da lei federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005. O Brasil possui mais de 45 milhões de pessoas com deficiência, o que representa cerca de 24% da população, conforme o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Voltar ao topo da página