Notícias

Escolas do Grupo A abrem desfiles no Sambão nesta sexta

Publicada em 17/02/2017, às 16h03 | Atualizada em 17/02/2017, às 16h07

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


Diego Alves
Carnaval 2015 - Escola de Samba Andaraí
Escolas do Grupo A vão entrar na avenida buscando uma vaga no Grupo Especial, como a Andaraí

Os desfiles das escolas de samba do Carnaval de Vitória 2017 começam nesta sexta-feira (17), às 21 horas, no Sambão do Povo, com a apresentação das oito escolas de samba do Grupo A. A campeã garantirá vaga no Grupo Especial no próximo ano, desfilando no sábado.

Os desfiles seguirão a seguinte ordem: São Torquato, Chegou o que Faltava, Rosas de Ouro, Chega Mais, Andaraí, Tradição Serrana, Imperatriz do Forte e Barreiros. Cada agremiação terá que realizar o desfile no tempo mínimo de 45 e máximo de 55 minutos.

Enredos

Confira abaixo os enredos de cada agremiação:

São Torquato
Cores: vermelho e branco
Enredo: “Na busca pela sabedoria, meu caminho é independente”

Chegou o que Faltava
Cores: azul, branco e rosa
Enredo: “Lendário das águas: místico, sagrado e elemental”

Rosas de Ouro
Cores: azul e dourado
Enredo: “É pirata, fica de olho. Rosas de ouro vai desvendar o tesouro”

Chega Mais
Cores: azul e branco
Enredo: “Chega mais homenageia a Portela! O voo da águia rumo à Vitória”

Andaraí
Cores: verde e rosa
Enredo: “Com uma pétala de cores vibrantes, Andaraí pinta seu carnaval”

Tradição Serrana
Cores: azul, branco e vermelho
Enredo: “Sim Salabim, o caldeirão vai ferver”

Imperatriz do Forte
Cores: verde e rosa
Enredo: “Gran Circo Imperatriz anuncia: venha se divertir no picadeiro da emoção”

André Sobral
Carnaval 2016 - Unidos de Barreiros
Barreiros é a última escola a desfilar no primeiro dia de desfiles

Unidos de Barreiros
Cores: vermelho e branco
Enredo: “Uganda, a Pérola da África”

Segurança

Uma união de esforços entre a força-tarefa que garante a segurança pública no Estado e a Prefeitura de Vitória, através da Guarda Municipal, irá garantir a tranquilidade dos presentes. "Haverá uma coordenação de esforços que viabilizará a segurança do Carnaval no Sambão", disse o secretário municipal de Segurança Urbana, Fronzio Calheira.

A Guarda Civil Municipal de Vitória irá trabalhar realizando patrulhamento no entorno do Sambão e em apoio às forças de segurança, ao Exército e à Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).

"Em nome do Exército e da força-tarefa conjunta, posso dizer que o efetivo é plenamente satisfatório para que o evento tenha a garantia de que será realizado a contento. A tropa enviada é a elite do Exército, e nós faremos o patrulhamento ostensivo, priorizando as vias que dão acesso ao Sambão do Povo", disse o tenente coronel Emílio.

"É um ciclo de responsabilidades, e nós vamos disponibilizar patrulha a pé, em viaturas e um cerco tático em torno do Sambão". disse o coronel da Polícia Militar Sartório.

De acordo com o presidente da Lieses, Rogério Sarmento, a segurança interna do Sambão será feita também por uma empresa contratada pela Liga.

Transportes

A Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) montou um esquema especial de reforço no transporte para garantir que os foliões cheguem ao Sambão e voltem para casa em segurança.

Um ponto de ônibus provisório ficará no canteiro central que fica antes da rodoviária de Vitória, no sentido Santo Antônio - Centro, na avenida Robert Ewald.

A partir das 23 horas desta sexta (17) e sábado (18), as viagens extras criadas especialmente para o Carnaval de Vitória 2017 começarão a circular, até o fim da demanda. Fiscais da Setran ficarão no ponto orientando os passageiros e planejando, junto com os motoristas de ônibus, os itinerários dos carros, de acordo com os destinos dos passageiros.

Além dos ônibus extras, os coletivos noturnos, também conhecidos como “bacuraus”, vão funcionar normalmente, por meio das linhas 130, 160 e 210, passando perto do Sambão.

A Setran também preparou dois pontos de táxis provisórios para atender os foliões durante o desfile de Vitória. Um deles ficará no início da avenida Dário Lourenço de Souza, na altura do shopping da região, próximo à avenida Nair Azevedo, com 50 vagas rotativas.

O outro ficará na dispersão do Sambão, próximo ao Clube de Pesca Mar e Terra. Aproximadamente 20 táxis ficarão à disposição dos usuários durante os dois dias de desfiles.

Também haverá fiscais nesses pontos, organizando os táxis e auxiliando as pessoas, tirando dúvidas e observando se os taxistas estão utilizando o taxímetro e respeitando o número máximo de passageiros por veículo.


Voltar ao topo da página