Notícias

Escola de Resistência vai ganhar espaço próprio para atividades físicas

Publicada em 03/03/2017, às 14h13

Por Carmem Tristão, com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
OS EMEF Ronaldo Soares - Diretora
Prefeito Luciano Rezende e secretária Adriana Sperandio participaram de assinatura de ordem de serviço para construção de pátio na Emef Ronaldo Soares

Obra aguardada há mais de 30 anos, a assinatura da ordem de serviço para construção do pátio da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ronaldo Soares deixou a comunidade de Resistência em festa na manhã desta sexta-feira (3).

O prédio atual é de pequeno porte e adaptado, resultado de municipalização, não contando com área para a prática de Educação Física. Portanto, as atividades acontecem na rua. A previsão de conclusão das obras e serviços de construção do pátio descoberto e muro de contenção e de vedação na Emef Ronaldo Soares é de 90 dias. O investimento é de R$ 133.484,84.

Durante a solenidade, o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, lembrou que, para a viabilização do pátio, foi necessário enfrentar um longo processo de desapropriação, inclusive com litígio junto ao Ministério Público. Ele falou também que já estão em curso os projetos para a construção da sede definitiva da Emef Ronaldo Soares.

"A comunidade hoje comemora um momento muito aguardado. E adianto que nós já estamos trabalhando para construir um prédio que comporte a modalidade tempo integral para substituir essa aqui. Mas, no momento, o que era mais importante? Tirar as crianças da rua e dar segurança a elas no momento de fazer atividades de Educação Física. Espero que os trabalhos educacionais possam ser melhorados com essa condição que a gente vai levar para essa escola", disse.

"Desde que essa escola foi municipalizada, iniciou-se uma conversa sobre um espaço definitivo para a escola, que já está definido e sendo viabilizado e que, quando pronto, será uma escola em tempo integral, com currículo e proposta pedagógica difereciados. Para este momento aqui o empenho e apoio da Câmara de Vereadores de Vitória foram imprescindíveis para a finalização do processo de desapropriação. Até mesmo a diretora auxiliou a proprietária a encontrar um novo imóvel para se mudar. Tenho certeza que esse pátio cumprirá bem o propósito de tirar as crianças da rua para fazer atividades num espaço que é muito mais protegido", disse a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio.

Gestão compartilhada

Diego Alves
OS EMEF Ronaldo Soares - Diretora
Construção de pátio vai permitir que alunos façam atividades físicas nas escolas

"Esse evento hoje é a prova de que, com diálogo, a gente consegue o que precisa. Essa é uma obra aguardada há mais de três décadas. Vários prefeitos vieram e não fizeram nada a respeito. Devo reconhecer que a gestão compartilhada da Prefeitura de Vitória foi a iniciativa que tornou possível olhar com mais cuidado toda a cidade", disse o presidente do movimento comunitário Resistência em Foco, Fabiano Nunes.

"Esse pátio é uma luta da comunidade de Resistência. Estamos felizes e agradecidos, pois atenderam ao nosso pedido. Hoje é só comemoração", comentou a diretora da Emef Ronaldo Soares, Wilma Sacht.

Alunas

"Eu estudo aqui na Emef Ronaldo Soares desde o 1º ano e o pátio sempre foi o meu sonho", contou a aluna Maria Vitória dos Santos, 10 anos, que estuda no 5º ano.

A colega de sala dela também pensa assim. "Estudamos juntas desde que chegamos na escola. O pátio é o nosso sonho. Vai ficar bem melhor para todos nós", contou Maria Eduarda Santos Lossurdo, de 9 anos.


Voltar ao topo da página