Notícias

Escola da Vida vai levar serviços a locais de concentração de população de rua

Publicada em 25/03/2019, às 07h00

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Carlos Antolini
Abordagem de rua Romão
Ideia das ações é estimular as pessoas em situação de rua a aceitar os encaminhamentos propostos pela Abordagem Social

Para alcançar pessoas em situação de rua que se concentram em bairros como Praia do Suá e Jardim da Penha, a Escola da Vida está criando estratégias de aproximação. Em parceria com o Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas), a unidade vai realizar a roda de conversa "Venha tomar um café com a gente" na manhã da próxima quarta-feira (27), na Capelinha da Praia do Suá, que pertence à Paróquia São Pedro.

Das 9 às 11 horas, a expectativa é receber cerca de 30 pessoas que permanecem nas ruas do bairro e logradouros dos arredores. "O café será uma ferramenta que utilizaremos para nos aproximar deles e escutar suas demandas e seus sonhos. Conhecendo nosso trabalho de perto, eles podem quebrar as barreiras que os impedem de aceitar os encaminhamentos propostos pela Abordagem Social", diz o gerente da Escola da Vida, Luiz Mello.

A mesma ideia de aproximação dos serviços da Rede Escola da Vida dos locais onde os assistidos costumam permanecer levou à parceria, na mesma região, com o projeto Compartilhe Amor, da Igreja Batista da Praia do Suá. A igreja já promove duas ações voltadas para essa população: às segundas e quartas-feiras, são ofertados banho e troca de roupas por peças limpas; e às quintas-feiras, voluntários servem um almoço para cerca de 50 pessoas na igreja.

A ação das quintas-feiras foi reforçada com o serviço de corte de cabelo e barba, feito por barbeiros profissionais, voluntários da Escola da Vida. "Queremos criar oportunidade para trabalhar o mapeamento das potencialidades, ou seja, das habilidades pessoais e sociais que essas pessoas possuem. A partir daí, podemos construir Projeto Individual de Empoderamento (PIE), incentivando-os a superar a situação de rua", explica Luiz.

Das Ruas Para O Mundo

Outra ação está programada para alcançar as pessoas que permanecem em Jardim da Penha. Será na manhã de sexta-feira (29), em um imóvel de Jardim da Penha, próximo ao Carone. A estratégia será a mesma: oferecer um café e escuta qualificada, voltada para a construção de projetos individuais. A ação é uma parceria com a Pastoral de Rua da Paróquia São Francisco de Assis. 

Parcerias

"Queremos agregar a essas ações serviços e parceiros da sociedade civil. Como comunidades terapêuticas, grupos de autoajuda e o Centro de Atendimento Psicossocial (Caps), uma vez que algumas dessas pessoas fazem uso frequente de substâncias psicoativas", revela Luiz.


Voltar ao topo da página