Notícias

Escola da Vida promove oficinas artísticas para população de rua

Publicada em 11/01/2019, às 14h12

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Guiomedce Paixao
Centro POP
Vitor Souza de Assis participa de oficina que ensina a bordar sobre imagens impressas em papel
Guiomedce Paixao
Centro pop
Instrutores estimulam as pessoas em situação de rua a desenvolver seus talentos e melhorar a autoestima

Neste mês de janeiro, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social para População de Rua (Centro-Pop) vai virar um grande espaço de artes, com oficinas diárias para pessoas em situação de rua.

Às segundas-feiras, o instrutor Diego Cavaleiro Andante conduz oficinas de linguagens poéticas (com fotografia e grafite em stencil). Às terças e quintas-feiras, a artista Géssica dá aulas de percussão e maracatu. Já às quartas e sextas-feiras, Júlia Tedesco e Jupiara Francisco da Cruz Julio ministram oficinas de criação por meio de bordados e costuras com materiais recicláveis. 

É o projeto "Boomerangue", que é desenvolvido em parceria com a Escola da Vida para possibilitar o desenvolvimento dos talentos e do potencial criativo das pessoas em situação de rua. Como as aulas são práticas, a cada dia os participantes produzem peças ou aprendem técnicas com as quais se identificam e que elevam a autoestima.

Foi assim com Vitor Souza de Assis. Na primeira aula de linguagens poéticas, ele criou um poema que vai estampar uma pequena tela e integrar um painel de mensagens positivas da turma. "A gente coloca o que sente nas palavras e aquele sentimento vai crescendo", disse o autor do verso "Sonha é Querer; Agir é Poder".

Bordoando

A turma vai produzir molduras de papelão e materiais recicláveis para as telas e ainda vai aprender a produzir scrapbooks, livros costurados manualmente. Vitor também participa da oficina "Bordoando", uma técnica de bordar sobre imagens.

Na primeira aula, nesta sexta-feira (11), os alunos bordaram sobre imagens impressas em papel para entender a técnica. Na próxima aula, eles vão bordar sobre fotos deles impressas em tecido. Nessa turma, ainda aprenderão a confeccionar carteiras com caixas de leite (Cartmão) e tecido e ainda vão personalizar bolsas com materiais recicláveis (Bag Art).

"A ideia das oficinas é elevar a autoestima e a autoconfiança por meio da arte, além de mostrar possibilidades de criação a partir de materiais descartados", diz Júlia Tedesco.

As aulas acontecem sempre no turno da manhã, das 8h30 às 11h30, e as turmas têm, inicialmente, 15 alunos cada.

Serviço

Projeto Boomerang (oficinas para pessoas em situação de rua de Vitória)

  • Oficina "Expressão Poética através de Linguagens Artísticas de Poesia, Fotografia e Grafite em Stencil": às segundas-feiras (dias 14, 16, 21, 23, 28 e 30 de janeiro)
  • Oficina "Costura Criativa": às quartas e sextas-feiras (dias 11, 16, 18, 23, 25 e 30 de janeiro)
  • Oficina "Percussão - Maracatu": às terças e quintas-feiras (dias 10, 15, 17, 22, 24, 29 e 31 de janeiro)

Local: Centro-Pop - avenida Dário Lourenço de Souza, s/n, em Mário Cypreste (em frente ao Tancredão)

Horário: das 8h30 às 11h30

Divulgação Semas
O Instrutor Diego Cavaleiro Andante na oficina Bordoando, no Centro-Pop
Diego Cavaleiro Andante conduz oficinas de linguagens poéticas
Divulgação Semas
Oficina Doces Práticos no Cajun Bela Vista
Participantes produzem peças ou aprendem técnicas com as quais se identificam e que elevam a autoestima

Voltar ao topo da página