Notícias

Escola da Vida promove ciclo de palestras e oficinas para assistidos

Publicada em 19/10/2018, às 06h00 | Atualizada em 19/10/2018, às 15h39

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Douglas Schneider
Fotos do novo prédio da Escola da Vida
Escola da Vida promove ações para estimular pessoas em situação de rua a reingressar no mercado de trabalho

Na próxima semana, a Escola da Vida vai realizar um ciclo de palestras sobre autoconhecimento e potencial criativo com moradores de rua de Vitória. E em novembro, serão quatro encontros sobre Inteligência Emocional.

Profissionais de psicologia e de recursos humanos e gestão de pessoas vão utilizar dinâmicas, testes comportamentais, vídeos e rodas de conversa para estimular a identificação das potencialidades de cada um dos assistidos e valorizar ações e iniciativas para reinserção no mercado profissional.

"Nosso desafio é, a partir desse potencial rico e cheio de sentido para nós e para cada um dos nossos assistidos, desenvolver as possibilidades de reposicionamento social deles", disse Carla de Souza Campos, psicóloga da unidade, que é ligada à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

A instituição parceira nesse ciclo é a Sintonia, um grupo de psicólogas que já faz esse tipo de trabalho na Escola da Vida há algum tempo.

Encontros

O ciclo começa nesta terça-feira (23), com a oficina "Mundo do Trabalho", que se estende pelo dia 24 e tem natureza mais prática.

Na quinta-feira (25), será a vez da palestra "Autoconhecimento", que será explorada com interface para o mercado de trabalho pela psicóloga Mariana Esteves. Graduada em Psicologia pela Ufes, com especialização em gestão de pessoas pela Fucape, ela é coach e atua na área clinica e organizacional.

Em novembro, serão quatro encontros sobre "Inteligência Emocional", com Lucas Panagucci Xavier, nos dias 1º, 8, 22 e 29, semper das 8 às 11horas. Lucas Panagucci é gestor de recursos humanos, coach e já promoveu rodas de conversa com moradores de rua. Isso tudo com apenas 25 anos de idade.

"Durante os encontros, o foco é reconhecer as emoções e entender como conduzem nosso agir, vivenciar novos estados emocionais e desenvolver estratégias para sair de estados paralisantes e impulsivos", explicou.

Entrevista de emprego

Uma das oficinas mais frequentes na Escola da Vida, e também uma das mais procuradas, será realizada nesta sexta-feira (19): "Como se Preparar para uma Entrevista de Emprego".

O facilitador é Ednelson Santos, coordenador de Formação Profissional da Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), que também promove a mesma formação para os assistidos do Centro-Pop, Abrigo Noturno e outros equipamentos da Semas.

Ednelson é especialista em gestão empresarial e tem mais de 20 anos de experiência na área de Recursos Humanos.

Programação

Outubro
Dia 19: Oficina "Como se Preparar para uma Entrevista de Emprego", com Ednelson Santos
Dias 23 e 24: Oficina "Mundo do Trabalho"
Dia 25: Palestra "Autoconhecimento", com Mariana Esteves

Novembro
Dias 1º, 8, 22 e 29: Encontros "Inteligência Emocional", com Lucas Panagucci Xavier

Escola da Vida

A Escola da Vida é um equipamento da Semas voltado para pessoas em situação de rua que já aceitaram alguns serviços da rede de proteção social.

No espaço, os assistidos desenvolvem diversas atividades coletivas e individuais, visando fortalecer a capacidade de expressão e autoconhecimento, como palestras sobre empreendedorismo, oficinas de projetos de vida, workshops de criatividade, liderança e outras atividades.

A Escola da Vida fica na rodovia Serafim Derenzi, 4452, no bairro São José, em frente ao Banestes. Telefone: 3332-5976


Voltar ao topo da página