Notícias

Escola da Vida: ex-assistido é aprovado na prova teórica do Detran

Publicada em 04/10/2017, às 17h49

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Carlos Antolini
Ex-moradores de rua Fazem teste de habilitação no DETRAN
Fábio e Welton fizeram a prova teórica do Detran em busca da emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH)

O sorriso de Fábio Monteiro está ainda mais largo nesta quarta-feira (4). Ele acaba de passar na prova teórica do Detran, com 26 pontos. "Quase não acreditei no resultado", comemorou.

Para muitas pessoas, passar na prova teórica de trânsito pode não merecer motivo para comemoração. Mas, para Fábio, ex-morador de rua e ex-assistido da Escola da Vida, é uma importante etapa na reconstrução de sua história de vida e na realização de um sonho: tornar-se motorista profissional.

Ele não dormiu direito à noite, quase não conseguiu se alimentar e ficou ansioso o dia todo. "Agora, é partir para as aulas práticas e conseguir a habilitação", disse.

A mesma determinação demonstra Welton Pereira de Almeida, que fez a mesma prova que Fábio, porém não conseguiu a aprovação. "Eu não vou desistir desse sonho. Vou me preparar mais e fazer a prova de novo daqui a 15 dias", disse. Welton acha que se atrapalhou por causa de tanta ansiedade. "Estava há muito tempo sem estudar, sem me concentrar para fazer uma prova", contou.

Oportunidade

Carlos Antolini
Escola da Vida Ação Social
Fábio e Welton trabalham no lava-jato de um Centro de Formação de Condutores em Jardim Camburi

Atualmente, os dois são colegas de trabalho no lava-jato do Centro de Formação de Condutores (CFC) Salomão, em Jardim Camburi. A oportunidade de trabalho e os custos para a habilitação foram ofertados pelo proprietário do CFC, Osmar Pereira Ramalho.

Segundo Osmar, Fábio e Welton agarram todas as oportunidades com determinação e estão se saindo muito tanto nas rotinas profissionais quanto no relacionamento com os clientes. "Esse é nosso papel: dar a oportunidade. O restante só depende deles e eles são muito conscientes e fazem o melhor que podem", conta Osmar, que também emprega Liliane Correia do Nascimento, esposa de Welton.

Escola da Vida

Fábio, Welton e Liliane são ex-assistidos da Escola da Vida, buscaram capacitação, agarraram a oportunidade de trabalho e deixaram os anos de dificuldades, morando nas ruas de Vitória, para trás.

"Precisamos avançar, envolvendo a sociedade, especialmente empresários, para conseguir mais oportunidades de trabalho para pessoas como eles", disse a secretária municipal de Assistência Social, Iohana Kroehling.

A Escola da Vida funciona na perspectiva da ressocialização da pessoa e de estímulo ao lado empreendedor, como forma de resgatar a autoestima e a autonomia. Nos últimos cinco meses, 25 pessoas superaram a situação de rua, após aceitaram os serviços ofertados pelos profissionais da Assistência Social da Prefeitura de Vitória, mantiveram-se determinadas e conseguiram retornar ao convívio social e familiar.


Voltar ao topo da página