Notícias

Escola da Vida desenvolve projeto de capacitação e de criação de cooperativa

Publicada em 15/03/2019, às 18h00

Por Melissa Künsch, com edição de Melissa Künsch

Com a colaboração de Edlamara Conti


Divulgação Semas
Oficinas de verão Projeto boomerangue Escola da Vida
Oficina do projeto Boomerangue: assistidos da Escola da Vida se organizaram para produzir mais peças e gerar renda
Divulgação Semas
Oficinas de verão Projeto boomerangue Escola da Vida
Os participantes do projeto confeccionaram produtos com materiais reciclados

Com o sucesso que obtiveram na confecção de bolsas, carteiras, blocos de notas e outros objetos com estampas diferenciadas, durante as oficinas de verão, assistidos da Escola da Vida decidiram aprimorar as técnicas e se organizar coletivamente para produzir novas peças e gerar renda. Com a meta de criar uma cooperativa e comercializar os produtos, eles darão o primeiro passo nesta segunda-feira (18), no primeiro encontro do “Projeto Colab Boomerangue”.

Além de técnicas mais avançadas do que as que já conhecem para produção de ecoprodutos - resíduos diversos transformados em novos -, eles participarão de 14 encontros, todas as segundas e terça-feiras até o final de abril, que também abordarão conteúdos como criação e design de coleção; empreendedorismo; técnicas de produção; produção colaborativa; produção, confecção e acabamento; saúde e bem estar.

"A demanda partiu deles. A Escola da Vida está viabilizando o ambiente de criatividade e colaboração entre os nossos atendidos, fomentando a economia criativa como forma de geração de renda e transformação social", explica o gerente Luiz Melo.

Segundo Luiz Melo, a proposta respeita e acolhe as especificidades dos atendidos, garante uma formação continuada para que eles possam dar continuidade ao processo colaborativo de forma autônoma. “Colab significa colaboração. E como o nome já faz referência, é um trabalho em conjunto, uma parceria.”

Colab Boomerangue

Em janeiro, a Escola da Vida ofereceu, em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social para População de Rua (Centro-Pop), oficinas diárias para pessoas em situação de rua de linguagens(com fotografia e grafite em stencil) e de criação por meio de bordados e costuras com materiais recicláveis, como papelão, caixas de leite, e tecidos reaproveitados. Foi o projeto Boomerangue .

Com os instrutores Diego Cavaleiro Andante, Júlia Tedesco e Jupiara Francisco da Cruz Julio, as aulas foram 100% práticas, de forma que a cada dia havia produção e os participantes puderam identificar seu potencial criativo e para desenvolver novas habilidades e talentos. As criações ganharam notoriedade em uma exposição realizada no hall da Prefeitura de Vitória.

Programação
Março, dias 18, 19, 25 e 26
Abril, dias 1, 2, 8, 9, 15, 16, 22, 23, 29 e 30
Horário: das 8h30 às 11h
Local: Escola da Vida

Conteúdo
Colab: Isso é de comer?;
Criação e Desing de Coleção;
Vem Ser Empreendedor Social;
Desenvolvendo Técnicas de produção;
Eu comigo, Eu com o outro, Eu com o mundo;
Sistematização da Produção;
Saúde e Bem Estar – Reduzindo os Danos;
Produção Colab – Confecção;
Saúde e Bem Estar – Reduzindo os Danos;
Produção Colab – Acabamento.


Voltar ao topo da página