Notícias

Escola da Vida ajuda fotógrafo a realizar sonho de voltar ao mercado de trabalho

Publicada em 26/04/2016, às 16h14

Por Deyvison Longui (dlbatistaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Wilbert Suave
Oficina de fotografia na Casa da Juventude
Guiomedce Gomes Paixão é integrante da Escola da Vida e ganhou a oportunidade de ser instrutor de fotografia

"Para mim tem sido uma novidade eu ter que instruir novas pessoas. E tem sido muito interessante essa oportunidade de ser instrutor de fotografia. A experiência tem sido fantástica porque acabo sonhando em voltar para o ramo. De uma forma mágica, você acaba sonhando mais e isso proporciona vontades. Vontade de conseguir chegar, de voltar ao mercado de trabalho, de voltar a crescer profissionalmente. Eu agradeço muito à Escola de Vida por ter me aberto essa possibilidade".

O depoimento é de Guiomedce Gomes Paixão, integrante da Escola da Vida, projeto implantado pela Prefeitura de Vitória há quatro meses, numa parceria entre as secretarias municipais de Turismo, Trabalho e Renda (Semmtre), Assistência Social (Semas), Saúde (Semus) e Gestão Estratégica (Seges).

Ele está atuando como instrutor do curso de fotografia para 12 jovens participantes do projeto Casa da Juventude, coordenado pela Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid).

Plano de Empoderamento

A viabilização de Guiomedce como instrutor faz parte do desenvolvimento do seu Plano Individual de Empoderamento (PIE), ferramenta principal de intervenção da Escola da Vida. A meta principal traçada por ele é retomar a profissão de fotógrafo, interrompida por questões pessoais que o levaram à situação de rua e à dependência química. Assim como Guiomedce, outros integrantes do projeto também estão tendo a mesma oportunidade de alcançar seus sonhos.

"Nunca imaginei que um dia estivesse dentro de uma sala de aula instruindo toda uma turma. Hoje, estou ensinando 12 alunos. Eu tenho experimentado uma alegria muito grande, principalmente de estar sendo reconhecido novamente como instrutor, como fotógrafo. Alguns dos meninos já conhecem meu histórico como fotógrafo. Isso tudo traz novas esperanças", contou.

Ele ainda complementa: "Tenho vislumbrado o interesse que os alunos têm demonstrado em relação ao curso que estou ministrando. Cada dia pra mim tem sido uma novidade que me traz muita alegria no sentido de você estar instruindo e os alunos gostando do que você está fazendo".

Viabilização

Para viabilização do “sonho” de Guiomedce e gerar a oportunidade dele atuar como instrutor, a equipe do projeto Escola da Vida firmou parceria com a Fundação Educacional Antonio Daldalto (FEAD). O curso, que iniciou no dia 5 de abril e vai até 3 de maio, tem 30 horas de aprendizado. A grade curricular conta com parte teórica, na sala de aula, e a parte externa, com aulas de campo.

Uma dessas aulas de campo foi a cobertura fotográfica da 1ª Feira do Jovem Trabalhador, que acontece na Fábrica de Ideias nesta terça-feira (26).

Parceria

André Sobral
Escola da Vida
Escola da Vida oferece cursos e atividades para pessoas que viviam em situação de rua

O projeto Escola da Vida é gerenciado pela Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda (Semttre) e executado por meio de convênio com o Instituto TamoJunto. Por meio dessa parceria, o assessor de projetos tem a função de ajudar o integrante da Escola a pensar num plano pessoal para a perspectiva de trabalho e as possibilidades de implantá-lo num período de seis meses, avaliando junto com ele todos os caminhos que devem ser percorridos para concretizá-lo.

"Eu só tenho a agradecer porque eu nunca imaginei que as políticas públicas pudessem me alcançar de forma tão efetiva. Esse projeto conta com pessoas acessíveis que acompanham a gente, que são os assessores, além da coordenação do projeto, do próprio prefeito e de toda a equipe que elaborou o projeto e que fizeram tornar uma realidade na nossa vida".

Espaço de atendimento a pessoas em situação de rua na capital, a Escola da Vida atua de forma articulada com os demais projetos do programa Onde Anda Você?, como acolhimento, tratamento de saúde, educação básica, aluguel social, atividades esportivas e culturais. Atende cerca de 30 pessoas a cada seis meses com acompanhamento efetivo dentro do projeto e outros três meses de monitoramento, para consolidação das ações construídas.


Voltar ao topo da página