Notícias

Escadaria histórica Maria Ortiz, no Centro, é entregue totalmente restaurada

Publicada em 10/01/2018, às 15h27

Por Danielly Campos, com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Danielly Campos


Diego Alves
Escadaria Maria Ortiz
Solenidade de entrega da restauração da escadaria Maria Ortiz aconteceu na manhã desta quarta-feira
Diego Alves
Escadaria Maria Ortiz
Prefeito Luciano Rezende destacou que a restauração faz parte do processo de revitalização do Centro

A escadaria Maria Ortiz, símbolo da vitória dos capixabas na defesa da cidade dos piratas holandeses no século XVII, foi entregue completamente restaurada na manhã desta quarta-feira (10), no Centro. Turistas norte-americanos que visitavam o local participaram da solenidade.

A escadaria foi restaurada por presos do sistema prisional, em uma parceria inédita com o Governo do Estado, Coopjud e Sicoob. Os detentos executaram o projeto de restauro dos arquitetos da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec), com acompanhamento do município.

Foram reformados os degraus, com a reposição do piso de granito, e as calçadas de acesso. Também foram refeitos alguns balaústres, além de ganhar nova pintura. As lâmpadas agora são de luz branca, em led.

"A revitalização do Centro se faz na implantação de pequenas ações, que se somam e transformam o bairro", afirmou o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

Memória

O presidente da Associação de Moradores do Centro, Everton Dias, agradeceu a entrega e pontuou que a escadaria é um espaço vivo da memória e da história dos capixabas, bem como do bairro.

Circulação

O diretor do Fórum de Vitória, o juiz Marcelo Loureiro, afirmou que a escadaria é o principal eixo de deslocamento da população que visita os três prédios da Justiça no Centro. "Temos a política consolidada de permanência do Judiciário no Centro de Vitória. E a escadaria facilita a circulação das pessoas. Estou satisfeito com essa entrega, feita a várias mãos", disse.

A equipe de arquitetos que fez o projeto e acompanhou a reforma da escadaria foi elogiada, durante o evento, pela secretária de Desenvolvimento da Cidade, Lenise Loureiro. “Recentemente entregamos, também em uma parceria com o Banestes, o restauro do relógio da praça Oito. Temos cuidado desses monumentos históricos. Esse restauro é uma entrega muito significativa para a cidade", completou.

Diego Alves
Escadaria Maria Ortiz
Escadaria foi restaurada por presos do sistema prisional
Diego Alves
Escadaria Maria Ortiz
Local ganhou nova pintura e reforma dos degraus e calçadas de acesso

Voltar ao topo da página