Notícias

Equipes da Assistência Social nas ruas para combater o trabalho infantil

Publicada em 19/07/2019, às 13h25 | Atualizada em 19/07/2019, às 16h17

Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi


Paula M.Bourguignon
Trabalho Infantil
Equipes da Semas foram para a Enseada do Suá conscientizar a população sobre o combate ao trabalho infantil
Paula M.Bourguignon
Trabalho Infantil
Educadores circenses levaram malabares e perna de pau para chamar a atenção das pessoas

Com o objetivo de sensibilizar e mobilizar pedestres, motoristas e comerciantes do entorno da Enseada do Suá para o combate ao trabalho infantil, os profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realizaram ações educativas na manhã desta sexta-feira (19).

As equipes distribuíram fôlderes informativos sobre direitos do público infantojuventil. Educadores sociais de circo usaram malabares e perna de pau para chamar a atenção das pessoas para o tema.

A ação contou com a presença de equipes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), do Serviço de Convivência para Crianças e Adolescentes (Cajun) e do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas). A atividade foi uma parceria com o Governo do Estado.

"Achei muito boa a iniciativa. Muito importante não colocar a criança para trabalhar antes dos 16 anos", disse Airton Ribeiro, de 41 anos, que trabalha em manutenção de laje.

Outro que aprovou a atividade foi Fernando Simpson, 25, que é segurança do trabalho. "Achei muito legal essa ação. É importante chamar a atenção de todos para essa causa tão presente".

Conscientização

"É uma ação muito importante porque levamos para a sociedade a conscientização de que lugar de criança é na escola. Lugar de criança é se divertindo, não trabalhando, exposta aos riscos e perigos que temos vivenciado nos últimos tempos. A criança tem prioridade e deve ter seus direitos garantidos", explicou a pedagoga do Creas Centro, Sandra Peres.

Desafios

"Nosso objetivo aqui hoje é fazer uma campanha de mobilização com a população sobre a erradicação do trabalho infantil. Esse é um dos grandes desafios da atualidade, devido à crise de desemprego e ao aumento de índice de trabalho infantil e exploração sexual de crianças e adolescentes. Então escolhemos aqui por ser um ponto estratégico e buscamos sensibilizar todos que passam por aqui", explicou o técnico de referência do Programa de Erradicação Trabalho Infantil, Thuan Castrello.

Direitos violados

"De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PnadC), em 2016, mais de 2 milhões de crianças e adolescentes estão trabalhando neste momento em todo o País em condições precárias, nos semáforos, à noite, sob sol e chuva, tendo seus direitos violados. Isso significa que estão longe da escola, da cultura e do lazer e próximas dos abusos, da violência e da exploração. Nossa ação tem como objetivo atuar junto a essas famílias, crianças e adolescentes a reverter essa triste realidade", comentou a gerente da Proteção Social Especial de Média Complexidade, Marcilea Maria Xavier Soares.

Paula M.Bourguignon
Trabalho Infantil
Motoristas receberam fôlderes educativos sobre direitos do público infantojuvenil
Paula Bourguignon
Trabalho Infantil
Motorista Airton Ribeiro foi abordado pelas equipes e aprovou a iniciativa

Voltar ao topo da página