Notícias

Equipe de Taubaté conhece Sistema de Gestão Escolar da rede municipal de Vitória

Publicada em 12/09/2017, às 16h04

Por Fabrícia Kirmse, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação/Secretaria de Educação
Equipe da Secretaria de Educação de Taubaté vem a Vitória conhecer Sistema de Gestão Escolar
Servidores de Taubaté conheceram as funcionalidades do Sistema de Gestão Escolar durante visita

Uma equipe da Secretaria Municipal de Educação de Taubaté (SP) veio a Vitória, nesta terça-feira (12), conhecer o Sistema de Gestão Escolar (SGE), desenvolvido pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Sub-TI) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seme). O objetivo dos servidores da cidade paulista é conhecer em detalhes as funcionalidades do SGE e os procedimentos para assinatura do convênio de cessão.

O Sistema de Gestão Escolar gerencia, de forma integrada, os processos administrativos e pedagógicos das escolas da rede municipal de Vitória, possibilitando maior agilidade, eficiência e transparência nos processos escolares e otimizando o trabalho administrativo e pedagógico.

Segundo o coordenador de Planejamento Educacional da Seme, Romário Jacobsen Panceri, o SGE funciona via web. Ele explica que o armazenamento dos dados é feito em servidores centralizados e os backups são automatizados, garantindo maior segurança.

"É através do SGE que as escolas realizam o cadastro e o gerenciamento das solicitações de vagas, as matrículas e as rematrículas, a movimentação interna (remanejamento, avanço e desistência) e externa (transferência) de estudantes, bem como a importação/exportação dos dados para o Censo Escolar (Educacenso/Inep)", destacou o coordenador.

Vagas

Esse sistema permite aos profissionais das escolas acompanhar os alunos e as turmas (frequência, rendimento, acompanhamento pedagógico e disciplinar e afastamentos), assim como fazer o registro do trabalho pedagógico (organização curricular, plano de ensino, avaliações, conselhos de classes, atividades complementares e plano de trabalho pedagógico da Educação Especial).

Com o SGE, Romário Jacobsen destaca que é possível ainda gerar relatórios gerenciais com o levantamento preciso das solicitações de vagas e das vagas disponíveis por série/grupo etário, região, unidade e bairro, possibilitando identificar demandas reprimidas e vagas ociosas, a fim de melhor planejar o atendimento, bem como reorientar o fluxo escolar quando necessário.

Outras funções

O sistema também gera relatórios que caracterizam a unidade de ensino (procedência, raça/cor, alunos com deficiências/transtornos globais do desenvolvimento, dados socioeconômicos) e que exibem resultados e indicadores (matrícula, aprovação/reprovação, distorção idade/série, abandono), auxiliando na análise e na tomada de decisões.

Além disso, os responsáveis pelos estudantes têm acesso aos dados de frequência, desempenho, calendário escolar, horários e a rematrícula através do Boletim Escolar Online.


Voltar ao topo da página