Notícias

Equipe de núcleo de atletismo da PMV sonha alto com Olimpíada

Publicada em 22/05/2019, às 14h54

Por Lívia Albernaz, com edição de Matheus Thebaldi


Flávio Almeida
Núcleo de Atletismo do IFES
Atletas de alto rendimento treinam no núcleo de atletismo da PMV no Ifes
Flávio Almeida
Núcleo de Atletismo do IFES
Ludmila Gomes foi campeã brasileira e campeã dos Jogos Escolares da Juventude

Ludmila Gomes, Lucas Lourenço, Lucas Ferreira, Wyller Borgo, Matheus Henrique Leite, Nícolas Carvalho e Lucas Albane são alguns dos atletas do núcleo de atletismo da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semesp) no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

Comandados pelo professor Fernando de Pontes, eles já colecionam títulos estaduais e nacionais e já despontam como promessas para as Olimpíadas de Paris, em 2024.

Campeonato Brasileiro

No início de junho, a turma embarca para a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Atletismo, em Bragança Paulista (SP), onde é a base de treinamento da seleção brasileira da modalidade. Vão competir:

  • Ludmila Gomes - Salto em altura e salto triplo
  • Lucas Lourenço - 800m e 3000m com obstáculos
  • Lucas Ferreira - Salto em distância e salto em altura
  • Wyller Borgo - Salto em distância e 200m
  • Matheus Henrique Leite - 800m e 1500m
  • Nícolas Carvalho - 3000m com obstáculos e 1500m
  • Lucas Albane - Lançamento do disco e arremesso de peso

Histórias

Ludmila entrou no projeto em 2015 e, hoje, aos 18 anos, competindo no salto em altura, já está entre as melhores do País. Ludmila está saltando 1,65m, e a meta dela agora é saltar 1,70m.

"Fui campeã brasileira e campeã dos Jogos Escolares da Juventude. Estou focada em fazer minha carreira no esporte. Consegui índice para o Troféu Brasil, que é a principal competição do ano no adulto", disse ela, que está fazendo faculdade de Nutrição. 

Quem também é fera no salto em distância é o Wyller Borgo, de 16 anos. Ele está há cinco meses no núcleo e conta que tudo começou como uma brincadeira. "Nunca tive contato com esse esporte. Dei um salto de brincadeira e, assim, comecei. Bati recorde naciona,l e é isso que quero para minha vida. Virou uma paixão de hora para outra. Meu sonho é a Olimpíada", disse o atleta.

Também trilhando seus sonhos no atletismo, Matheus Nunes, de 16 anos, treina há três anos. Mineiro de Governador Valadores, está há três meses no projeto a convite do Fernando. "Minhas provas são 3.000 e 1.500m de obstáculos. Quero representar o Brasil em uma Olimpíada. Não vou parar nunca. Me espelho na história de vida do Bolt", revelou.

"Tenho 15 anos e tenho recordes no salto em distância e em altura. Sempre fui ligado ao esporte, joguei de tudo. Mas o atletismo que me conquistou", disse Lucas Ferreira.

Flávio Almeida
Núcleo de Atletismo do IFES
Wyller Borgo treina há cinco meses e já é fera no salto em distância
Flávio Almeida
Núcleo de Atletismo do IFES
Lucas Ferreira tem recordes no salto em distância e em altura

Futuro

"Além desses atletas, ainda tenho uma geração mais jovem que é muito forte e que teremos bons frutos. Como técnico deles, é uma felicidade imensa ver todo esforço e dedicação. A gente conversa com eles e sente a empolgação com a modalidade, e isso tentamos alimentar sempre. Ver eles crescendo tanto dentro da pista quanto lá fora é bom. Um objetivo nosso é incentivar o estudo e colocá-los em cursos ou faculdades, e já conseguimos isso. Para viajar, é necessário estar bem na escola. Inclusive, temos professores particulares que são parceiros, como o Eric, que é bacharel em Matemática", disse o técnico Fernando.

Ele elogiou o nível de seus atletas: "O nível dos meninos aumentou muito. Todos têm potencial para ir longe".

Projeto

O núcleo de atletismo atende hoje quase 150 crianças de segunda a sexta-feira, nos três turnos, e conta ainda com uma turma mais avançada, composta por 30 atletas de alto rendimento. Para se inscrever, o interessado deve acessar o Vix Cursos e ficar de olho nas vagas.

"Nos últimos dois anos, terminamos com dez atletas entre os 20 melhores do Brasil em suas provas. Tivemos agora o Estadual, em que fomos a melhor equipe e já colocamos dez atletas no ranking nacional de 2019", contou o técnico Fernando.

Flávio Almeida
Núcleo de Atletismo do IFES
Matheus Nunes disputa as provas de 3.000 e 1.500m de obstáculos
Flávio Almeida
Núcleo de Atletismo do IFES
Atletas treinam para disputar o Campeonato Brasileiro de Atletismo

Voltar ao topo da página