Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Equipamentos do cerco eletrônico já estão sendo instalados na capital

Publicada em 01/03/2018, às 18h51 | Atualizada em 01/03/2018, às 18h51

Por Eduardo Brinco (ebvieira@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Imagem divulgação

Câmeras do cerco eletrônico

Diferentes pontos da cidade vão contar com as câmeras do cerco eletrônico, como a região da Segunda Ponte, onde as câmeras já foram instaladas (Ampliar imagem)

O sistema eletrônico de monitoramento de veículos, conhecido como "cerco eletrônico", já está sendo implantado pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu). Até o final de março, as 70 câmeras, com reconhecimento ótico de caracteres, já estarão instaladas em Vitória. Atualmente, 40 equipamentos já foram montados em diversos pontos da cidade.

A "barreira eletrônica" vai ser utilizada para o combate ao roubo de carros e a todos os tipos de crimes que envolvem o uso de veículos. Ao todo, 18 diferentes pontos da cidade vão contar com as câmeras, que são capazes de identificar todos os veículos que passarem pelos pontos de barreira.

Para o secretário municipal de Segurança Urbana, Fronzio Calheira, o sistema é uma conquista para a cidade. "É um serviço de excelência que vai trazer segurança para a cidade de Vitória. A eficiência será muito forte na cidade, já que Vitória, por ser uma ilha, tem poucos pontos de entrada e saída", afirmou.

Integração

Para iniciar o funcionamento do cerco eletrônico, será necessária a integração com a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), ampliando a parceria da Guarda Civil Municipal com as forças de segurança estaduais e também as delegacias especializadas que tiverem interesse em utilizar a ferramenta.

Diego Alves

Vídeo Monitoramento

Central de Videomonitoramento da Guarda Civil Municipal receberá alerta quando equipamento registrar alguma situação irregular (Ampliar imagem)

Como funciona

O sistema registra a foto de todos os veículos que passarem pelas barreiras e as placas são "lidas" pelo equipamento, que armazena a informação na base de dados. Caso haja uma restrição de furto ou roubo ou mesmo um indicativo de suspeita emitido pelas forças de segurança, será disparado um alerta na Central de Videomonitoramento da Guarda Civil Municipal.

Os operadores repassarão todas as informações do carro, tais como trajeto, cor e modelo, ao Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), que solicitará a abordagem pelas equipes da Guarda ou da Polícia Militar.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site