Notícias

Entre Corpos: desenho, instalação e performance na Casa Porto

Publicada em 14/06/2017, às 17h54

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Elizabeth Nader
Casa Porto reformada
Casa Porto vai receber exposição "Entre Corpos" a partir do dia 4 de julho

Produzir um desenho que, ao mesmo tempo, também é uma instalação e uma performance. Essa é a proposta da artista Ana De Sena, na exposição “Entre Corpos”, com abertura marcada para o dia 4 de julho, às 19 horas, na Casa Porto das Artes Plásticas. O trabalho marca o início do processo de criação do desenho no espaço expositivo.

A proposta é dar continuidade à pesquisa iniciada com o projeto "Elementares", realizado em 2014, no qual ela desenhou com lápis nas paredes e teto da Galeria Homero Massena.

Agora, com "Entre Corpos", a investigação concentra-se no exercício da artista - durante três horas diárias ininterruptas e ao longo dos dois meses de exposição - na construção de um desenho sobre longas faixas de papel branco instaladas no espaço expositivo.

Essas fitas desenroladas percorrerão as paredes e o teto do espaço, de modo que formem cortinas, camadas, colunas e reentrâncias. Dentro desse espaço de experimentação, será construído um desenho de grande escala, que tornará visível o processo de criação, a vitalidade passageira do desenho, os traços íntimos e o senso do corpo da artista, além de refletir sobre efemeridade e resíduos do trabalho.

Público pode acompanhar a construção

Quem desejar acompanhar a performance da artista nessa construção diária dos desenhos poderá acessar a fanpage do projeto no Facebook (facebook.com/ProjetoEntreCorpos), o perfil do Instagram (@entre_corpos) ou através da folha de horário de produção da artista, que ficará fixada na entrada do espaço expositivo. O horário de início e término da performance será divulgado no dia anterior.

A mostra conta com a curadoria de Ricardo Maurício Gonzaga e foi contemplada pelo edital 16 da Secult, com apoio da Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Casa Porto das Artes Plásticas.

Serviço
Entre Corpos – Ana De Sena
Abertura: 04 de julho, às 19 horas
Visitação: de 5 de julho a 5 de setembro. Terça a sexta-feira, das 12 às 19 horas Sábados, das 10 às 14 horas
Local: Casa Porto das Artes Plásticas, rua Manoel Silvino Monjardim, 66, Centro
Entrada gratuita

Voltar ao topo da página