Notícias

Energia solar abastece estações do Bike Vitória e preserva o meio ambiente

Publicada em 22/11/2017, às 16h05 | Atualizada em 22/11/2017, às 16h05

Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Placas de Captação de Energia Solar na estação do Bike Vitória
Cada uma das 30 estações do sistema de compartilhamento de bicicletas da capital possui uma placa de painel de energia solar

As estações do Bike Vitória são uma opção de meio de transporte econômico e saudável. Na capital, elas ainda são fontes de energia limpa gerada pelo sol por meio de placas fotovoltaicas.

Cada uma das 30 estações do sistema de compartilhamento de bicicletas da capital possui uma placa de painel de energia solar. Nelas, o sol gera a energia necessária ao funcionamento do ponto.

Esse tipo de energia é limpa, inesgotável e natural, além de não poluir e preservar o meio ambiente. Além disso, não gera despesa ao município com o pagamento de energia.

Casa

As placas geram energia solar, que fica armazenada em bateria. Assim, há a possibilidade de funcionamento das estações durante 24 horas. A energia produzida em cada estação seria suficiente para abastecer uma casa que use, por exemplo, 12 lâmpadas tipo Led de 20w, totalizando 240w.

Outra vantagem é que, mesmo em dias nublados, há captação de energia. Como são 30 estações, a produção total é de 7,2 mil watts.

André Sobral
Placas de Captação de Energia Solar na estação do Bike Vitória
Placas geram energia solar, que fica armazenada em bateria. Assim, há a possibilidade de funcionamento das estações durante 24 horas

Renovável

Segundo a subsecretária de Transportes, Leila Casagrande, a energia solar é sustentável e limpa. Ela disse que o uso de placas nas estações Bike Vitória foi uma iniciativa elogiada pelos usuários e pensada estrategicamente.

"É uma energia renovável. Boa parte do mundo já entendeu isso. Por ser limpa não afeta o meio ambiente, não provoca poluição, além de gerar economia e menos poluição do ar e sonora", destacou Casagrande.

A subsecretária disse ainda que a intenção é valorizar não somente a economia financeira do sistema, mas também os ganhos para o meio ambiente e para as pessoas. "É importante também porque serve de exemplo para que outros equipamentos públicos ou privados, inclusive residências, adotem esse modelo de produção de energia", avaliou Leila.

Vila Rubim

A 30ª estação do Bike Vitória vai ser inaugurada neste sábado (25). Ela ficará no Mercado da Vila Rubim, na rua Orlando da Rocha. Agora, Vitória passa a contar com 27 estações para adultos e três infantis (Bike Vitória Kids).

Já são mais de 60 mil usuários cadastrados e mais de 325 mil viagens realizadas. Mais de 117 mil toneladas de carbono deixaram de ser emitidas na cidade quando os usuários optaram por este transporte. As crianças já fizeram 1.120 passeios.


Voltar ao topo da página