Notícias

Emoção marca formatura da turma do curso técnico de Vigilância em Saúde

Publicada em 14/12/2018, às 19h09

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Alexandre Lemos


Flávio Almeida
Formatura Curso Técnico Vigilância da Saúde
Formatura da primeira turma do curso técnico em Vigilância em Saúde aconteceu na Etsus
Flávio Almeida
Formatura Curso Técnico Vigilância da Saúde
Objetivo do curso foi habilitar profissionais de nível técnico para trabalhar no SUS

Quarenta e cinco profissionais receberam o diploma de técnicos em Vigilância em Saúde, na tarde desta sexta-feira (14), no auditório da Escola Técnica e Formação Profissional de Saúde (Etsus-Vitória).

Foi a primeira turma do curso técnico em Vigilância em Saúde, iniciado em 2016. Os alunos atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) nos municípios de Vitória, Cariacica e Serra. O objetivo foi habilitar profissionais de nível técnico para trabalhar no SUS, atuando na promoção, prevenção e recuperação da saúde do indivíduo e da comunidade.

O curso é uma oferta do Ministério da Saúde, que destinou recursos financeiros para o Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde. A Etsus-Vitória é a executora das ações, sendo parceira a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

A secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa, destacou a importância da conquista dos formandos. "Sinto-me parte desse momento, grata por fazer parte dessa conquista de conhecimentos e ensinamentos. A formação dessa turma é a concretização de uma das vitórias desta gestão e resultado do esforço de muitas mãos", agradeceu.

"Depois de formados, os profissionais irão contribuir para a melhoria da assistência prestada pelos serviços públicos, reduzindo riscos e agravos que afetam a saúde da população, promovendo a melhoria da qualidade de vida e fomentando a coesão dos setores de Vigilância em Saúde", disse a diretora da Etsus-Vitória, Sheila Cruz.

Já estão previstas mais duas turmas de curso técnico em Vigilância em Saúde para execução até 2020.

Evolução

Nutricionista da Vigilância Sanitária, Flávia Maria de Lima Barbosa foi uma das professoras homenageadas pela turma durante a formatura. Ela afirma que constatou o amadurecimento e a evolução dos alunos ao longo dos três módulos que ministrou no curso.

"Eles souberam aproveitar a oportunidade de fazer um curso de muita qualidade, sem custos para eles, com uma grade curricular muito boa. Então mesmo trabalhando e estudando, víamos como eles se empenhavam e o quanto evoluíram com o tempo", declarou.

Uma das oradoras do curso, Simone dos Santos Loureiro, auxiliar de laboratório no Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), declarou que o curso superou suas expectativas. "Ele mudou meu olhar em relação aos usuários do SUS e também em relação ao sistema, fazendo com que eu sinta muito orgulho de fazer parte do SUS e perceba o quanto cada trabalhado é importante para o todo".

Etsus

A Etsus-Vitória é um espaço de discussão, formulação, articulação e proposição de ações de educação permanente em saúde, a partir do perfil epidemiológico da população, dos processos de organização do cuidado em saúde e da gestão social sobre as políticas públicas de saúde.


Voltar ao topo da página