Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Emoção marca entrega de Núcleo da Pessoa Idosa na Grande São Pedro

Publicada em 14/05/2019, às 13h48

Por Paula M. Bourguignon (pmacbourguignon@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves

Inauguração do Núcleo de Integração Social

Idosos e equipe comemoram a entrega do Núcleo de Integração Social da Pessoa Idosa de São Pedro (Ampliar imagem)

Diego Alves

Inauguração do Núcleo de Integração Social

"Participar de atividades culturais e musicais e conviver com os demais idosos ajudam a promover a qualidade de vida deles", disse Luciano Rezende (Ampliar imagem)

Com muita emoção e sorrisos orgulhosos das equipes da Assistência Social e dos idosos do território, foi inaugurado o Núcleo de Integração Social da Pessoa Idosa (Nispi) da Grande São Pedro, na manhã desta terça-feira (14), no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU).

O Nispi terá oficinas de artes, dança, atividades físicas, memória e artesanato, além de grupos reflexivos e atendimento psicossocial. O local tem capacidade para atender cerca de 500 idosos por mês.

Os idosos foram recebidos ao som do grupo do Centro de Convivência para a Terceira Idade (CCTI) de Jardim da Penha. 

Qualidade de vida

"O que envelhece a pessoa não é a idade, mas sim a atitude. Participar de atividades culturais e musicais e conviver com os demais idosos ajudam a promover a qualidade de vida deles. Vamos viver intensamente. Vocês são uma lição de vida para nós", destacou o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

"Estamos muito felizes em proporcionar esse espaço e sabemos que, com isso, vamos melhorar a qualidade de vida da terceira idade. Assim estamos contemplando o objetivo do Sistema Único de Assistência Social, que prioriza fortalecer os vínculos familiares e comunitários. Isso faz muito diferença deles. Esse Nispi foi uma demanda aqui da comunidade durante a Conferência Municipal de Assistência Social de 2017", explicou a secretária municipal de Assistência Social, Iohana Kroehling.

Diego Alves

Inauguração do Núcleo de Integração Social

Nispi tem capacidade para atender cerca de 500 idosos por mês, com oferta de oficinas e variadas atividades (Ampliar imagem)

Guiomedce Paixao

céu

Grupo do Centro de Convivência da Terceira Idade de Jardim da Penha fez apresentação

Ampliação

"O território de São Pedro sempre almejou um espaço para o idoso. Quando tivemos a oportunidade de pensar junto com as lideranças e o comitê gestor do CEU, não medimos esforços. Era a oportunidade de iniciar um trabalho efetivo aqui. Temos um grupo de convivência aqui, mas São Pedro tem um número significativo de idosos. Nosso objetivo foi ampliar os serviços para a terceira idade na região", explicou a coordenadora dos Serviços de Convivência para Idosos da Semas, Maria da Penha Norbim.

"A importância é legitimar e fortalecer a demanda que temos na região de São Pedro da 'juventude acumulada'. O Circuito Cultural trabalha com crianças de 5 anos até idosos de 87 anos. Temos dança, artesanato e música. Queremos oportunizar para eles uma vida com qualidade e, assim, fortalecer os vínculos, agregando, assim, mais uma ponta dessa rede compartilhada através de uma cidade inteligente", ponderou Lena Cogo, coordenadora do Circuito Cultural.

Alegria

"Gosto de vir para cá para me divertir. Tenho boas amizades. Para mim é uma alegria trazer minha neta para cá porque eu convivo aqui. Tenho muito orgulho dela. É tudo que tenho, ela é minha vida", disse Maria Inês Brandino Pego, 62, avó de Ailla Brandino, 5.

"Achei o espaço interessante para as pessoas terem um convívio e uma oportunidade de participar. Gostaria muito de trabalhar como voluntária, seja realizando uma oficina de pintura, de crochê ou bordando. Gosto de ensinar. Quando paramos e refletimos, aprendemos muita coisa boa com a convivência", disse Elisabet Moraes, 64.

"Frequento aqui há bastante tempo e adoro os bingos e sorteios", comentou Alzira Alvez, 90.

Guiomedce Paixao

céu

"Para mim é uma alegria trazer minha neta para cá porque eu convivo aqui", disse Maria Inês, avó de Ailla

Guiomedce Paixao

céu

"Frequento aqui há bastante tempo e adoro os bingos e sorteios", comentou Alzira Alvez


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site