Notícias

Emefs em Tempo Integral celebram o Dia Nacional da Matemática

Publicada em 08/05/2018, às 17h13

Por Alan Rodrigues Costa (akrcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Seme
Dia da Matemática
Alunos participaram de variadas atividades para lembrar o Dia Nacional da Matemática
Divulgação Seme
Dia da Matemática
Gincanas, brincadeiras, desafios e explanações fizeram parte da programação nas Escolas Municipais em Tempo Integral

O Dia Nacional da Matemática é comemorado em 6 de maio e, para celebrar um tema tão importante, as Escolas Municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (EmefTI´s) promoveram um dia inteiro de atividades.

Os trabalhos voltados para a promoção da Matemática já se tornaram uma tradição entre as unidades, que durante o ano realizam ações para comemorar a data.

"Nosso objetivo é mostrar que a Matemática vai muito além de números e contas. Ela está presente em nosso dia a dia, em tudo o que fazemos, nos produtos e serviços que consumimos, entre muitas outras coisas, e isso pode ser fascinante para eles", explicou a formadora dos professores de Matemática, Christiane Milagre da Silva Rodrigues.

Ela completou: "Precisamos tirar o peso de que a Matemática é uma disciplina dura ou difícil, mostrando ao estudante que ela está presente em tudo o que fazemos. O segredo é tratarmos a Matemática de uma maneira leve e cativante, aguçando a curiosidade e o interesse por esse universo".

Curiosidades

Na EmefTI Eunice Pereira da Silveira, em Tabuazeiro, os professores da disciplina começaram a semana com um acolhimento especial aos estudantes. Os educadores fizeram explanações sobre a Matemática, abordaram curiosidades, propuseram desafios lógicos e também apresentaram a biografia de 10 notáveis matemáticos da história.

Em sala, atividades diversificadas utilizando jogos e pequenas gincanas nas turmas de 4º ao 9º ano completaram a programação.

Gincanas

Na EmefTI Moacyr Avidos, na Ilha do Príncipe, houve entrega de adesivos com frases alusivas ao dia, circuito com gincanas e brincadeiras envolvendo a ciência do raciocínio lógico e abstrato.

Bingos

Já na EmefTI Anacleta Schneider Lucas, em Fonte Grande, bingos matemáticos e sorteios animaram a garotada.

Dia Nacional da Matemática

A data escolhida para comemorar a Matemática no Brasil é uma homenagem ao matemático, escritor e educador brasileiro Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan, nascido em 6 de maio.

Ao longo de seus 79 anos, publicou 120 livros, sendo 51 voltados à Matemática. Nessas obras, conseguiu repassar o conteúdo matemático em uma esfera envolvente de enigmas e fantasias, propondo uma aventura divertida e empolgante. Por essa diferenciada forma de escrever, até a data de seu falecimento, ele já havia vendido mais de um milhão de livros.

Seu livro mais famoso, "O homem que calculava", tornou-se um best-seller que até hoje atrai as novas gerações.

Divulgação Seme
Dia da Matemática
Divulgação Seme
Dia da Matemática

Voltar ao topo da página