Notícias

Emef de Jardim da Penha realiza arraiá para incentivar a leitura

Publicada em 16/08/2017, às 13h18

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Fabrícia Kirmse


Divulgação Seme
Arraiá Literário" na Emef Álvaro de Castro Mattos
Arraiá Literário da Emef Álvaro de Castro Mattos conta com programação pedagógica e uma saborosa mesa de comidas típicas

Um arraiá agostino e com atividades bem diferentes é a proposta da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Álvaro de Castro Mattos, em Jardim da Penha. O chamado "Arraiá Literário" acontece nesta quinta-feira (17), dentro da biblioteca da unidade, nos turnos matutino e vespertino.

Barracas do folclore, do reino encantado e dos quadrinhos serão algumas das atrações diferenciadas do evento. A atividade também contará com uma extensa programação pedagógica, incluindo pescaria poética, roda de leitura de poesias, correio da amizade, jogo de argolas com indicação de livros sobre folclore e uma quadrilha improvisada. Como todo bom arraiá, não faltarão comidas típicas.

Interação

O II Arraiá Literário é um projeto que fomenta o gosto pela leitura. É uma parceria entre a Educação Integral com Jornada Ampliada e a biblioteca. "A partir da dimensão cultural dos festejos juninos e do incentivo à leitura, buscamos a interação social dos estudantes. A biblioteca, além de um lugar de leitura, pode ser um espaço de apresentação e representação, dinâmico e atrativo para os alunos", analisa Gerlaine Ribeiro, bibliotecária da Emef.

Para a realização do evento, foi trabalhado com os alunos o livro "Mês de Junho tem São João", através de re-escrita e releitura das gravuras. Foram confeccionadas também guirlandas e fogueiras com o tema proposto utilizando materiais recicláveis.

"O II Arraiá Literário envolve a bibliotecária, os alunos e a equipe da educação integral para potencializar o hábito de ler no ambiente escolar", afirma Janice Spernadio, professora referência da Educação Integral.


Voltar ao topo da página