Notícias

Eleições de diretores acontecem nesta quarta nas escolas de Vitória

Publicada em 17/10/2017, às 16h37 | Atualizada em 17/10/2017, às 17h01

Por Fabrícia Kirmse, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Eleição de Diretores Escolares
Alunos a partir de 6 anos também podem participar da eleição dos novos diretores das escolas municipais
André Sobral
Fachada da EMEF Irmã Jacinta Soares de Souza Lima
Diretores são responsáveis pela organização da unidade, bom funcionamento e todas as ações escolares

A eleição de diretores da rede de ensino de Vitória acontece nesta quarta-feira (18) em todas as escolas municipais. A votação será realizada nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs).

Na capital, 102 novos diretores das unidades de ensino serão eleitos para o triênio 2018-2021 pelo voto direto de alunos, professores, servidores públicos lotados nas escolas, Conselho de Escola e pais ou responsáveis pelos estudantes.

A secretária de Educação de Vitória, Adriana Sperandio, destacou a importância da votação e convocou a comunidade a participar ativamente da escolha do (a) diretor (a). "Esse é um processo democrático muito relevante porque a liderança da unidade de ensino, a organização, o bom funcionamento e todas as ações escolares passam por esse profissional. E como a comunidade escolar é quem escolhe o novo diretor pelo voto direto, fica evidente que a unidade está a serviço da população. Por isso, é fundamental a ampla participação no pleito", pontuou.

No ensino regular, o pleito acontecerá das 7 às 19 horas. Já nas unidades de Educação de Jovens e Adultos (EJA), será das 7 às 20 horas.

Eleição direta

Implantada no município desde 1992, a eleição direta para gestores da unidade de ensino é realizada a cada três anos, permitindo o exercício de dois mandatos consecutivos ou subsequentes. O colégio eleitoral para eleição dos gestores é composto por todos os professores, servidores que atuam na unidade de ensino, todos os pais de alunos, alunos com idade a partir de 6 anos que estudam na unidade, além de um representante da comunidade local.

A campanha eleitoral é fundamentada nas propostas pedagógica, administrativa e financeira que o candidato apresenta à comunidade escolar e local. O processo do pleito é regulamentado por resolução do Conselho Municipal de Educação de Vitória (Comev), homologado pelo titular da Secretaria Municipal de Educação e coordenado, no âmbito da unidade escolar, pelo seu Conselho de Escola.

Candidatos

Podem se candidatar à gestão escolar professores efetivos das escolas da rede municipal de ensino de Vitória, desde que tenham formação em curso de licenciatura plena na área de Educação e ter, no mínimo, três anos de efetivo exercício em atividades específicas do magistério na rede pública municipal.

Para as unidades de ensino criadas no intervalo entre os mandatos eletivos, o titular da Seme nomeia um gestor "pro tempore", respeitando os pré-requisitos exigidos dos candidatos quando do processo eletivo universal. No caso de gestores eleitos que tenham, por quaisquer motivos, impedimento legal para assumir o posto, a nomeação "pro tempore" será acordada com o Conselho de Escola.


Voltar ao topo da página