Notícias

EJA: rede municipal oferece 8 mil vagas para adultos concluírem estudos

Publicada em 09/03/2017, às 15h35

Por Carmem Tristão, com edição de Matheus Thebaldi


André Luiz Silva Sobral
EJA Centro POP
Adultos que não concluíram o ensino fundamental podem retomar estudos na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Para muitos adultos que não terminaram os estudos ou para quem nem mesmo um dia frequentou a sala de aula, poder voltar a estudar significa complementar o aprendizado básico ou profissional. Para outros, é a oportunidade de responder às exigências do mercado de trabalho.

Nessa perspectiva, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) convida os jovens com mais de 15 anos e adultos moradores de Vitória que não concluíram o ensino fundamental a voltar para a sala de aula e terminar os estudos. Para o ano letivo de 2017, o município está ofertando 8 mil vagas na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) em 20 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs). As aulas acontecem à noite, e o material escolar é gratuito.

A secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio, destacou a importância da matrícula na modalidade EJA. "São cerca de 45 mil moradores da capital acima de 15 anos que ainda não concluíram o ensino fundamental. Isso é um número expressivo, e nós temos condições de atender essas pessoas. Afinal, adultos com maior escolaridade podem melhorar suas chances no mercado de trabalho e seus padrões de vida".

Escolas

A lista de escolas que oferecem a modalidade pode ser conferida aqui. Na Emef Prof. Admaro Serafim de Oliveira, na Mata da Praia, as aulas também acontecem durante o dia, ampliando a oportunidade para os jovens e adultos que, por ventura, trabalham à noite ou são impossibilitados de frequentar as aulas noturnas.

Matrícula

Para fazer a matrícula, basta comparecer a uma dessas unidades munido com documento de identidade e comprovante de residência em mãos.

Impacto

Pesquisas demonstram que a escolarização dos pais, especialmente das mães, está associada positivamente com a participação e desempenho educacional dos filhos, pois entendem com mais facilidade a importância de garantir que frequentem a escola e obtenham uma qualificação que lhes permita, por sua vez, levar uma vida mais independente e ativa.

"Além disso, adultos com nível educacional mais elevado são capazes de cuidar da saúde e de se proteger de doenças de forma mais eficaz, sabem mais sobre as opções de planejamento familiar e os cuidados com crianças pequenas. Estão mais preparados para educar e proteger seus filhos de inúmeras situações do nosso cotidiano", disse a secretária.


Voltar ao topo da página