Notícias

EJA: rede municipal oferece 8 mil vagas para adultos concluírem estudos

Publicada em 05/02/2016, às 17h29

Por Carmem Tristão, com edição de Matheus Thebaldi


Paula Barreto
Ensino adulto Noturno
Munícipes com mais de 15 anos podem fazer matrícula para frequentar as aulas da modalidade EJA

Para muitos adultos que não terminaram os estudos ou para quem nem mesmo um dia frequentou a sala de aula, poder voltar a estudar significa complementar o aprendizado básico ou profissional. Para outros, é a oportunidade de responder às exigências do mercado de trabalho. 

Nessa perspectiva, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) convida os jovens com mais de 15 anos e adultos moradores de Vitória que não concluíram o ensino fundamental a voltar para a sala de aula e terminar os estudos. Para o ano letivo de 2016, o município está ofertando 8 mil vagas na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) em 20 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef). As aulas acontecem à noite e o material escolar é gratuito.

A secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio, destacou a importância da matrícula na modalidade EJA. "São cerca de 50 mil moradores da capital acima de 15 anos que ainda não concluíram o ensino fundamental. Isso é um número expressivo, e nós temos condições de atender essas pessoas. Afinal, adultos com maior escolaridade podem melhorar suas chances no mercado de trabalho e seus padrões de vida".

Escolas

A lista de escolas que oferecem a modalidade pode ser conferida aqui. Na Emef Prof. Admaro Serafim de Oliveira, na Mata da Praia, as aulas também acontecem durante o dia, ampliando a oportunidade para os jovens e adultos que, por ventura, trabalham à noite ou são impossibilitados de frequentar as aulas noturnas.

Matrícula

Para fazer a matrícula, basta comparecer a uma dessas unidades munido com documento de identidade e comprovante de residência em mãos.

Impacto

Pesquisas demonstram que a escolarização dos pais, especialmente das mães, está associada positivamente com a participação e desempenho educacional dos filhos, pois entendem com mais facilidade a importância de garantir que frequentem a escola e obtenham uma qualificação que lhes permita, por sua vez, levar uma vida mais independente e ativa.

"Além disso, adultos com nível educacional mais elevado são capazes de cuidar da saúde e de se proteger de doenças de forma mais eficaz, sabem mais sobre as opções de planejamento familiar e os cuidados com crianças pequenas. Estão mais preparados para educar e proteger seus filhos de inúmeras situações do nosso cotidiano", disse a secretária.


Voltar ao topo da página