Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

EJA Profissional tem aula inaugural no auditório da PMV

Publicada em 05/03/2018, às 20h41 | Atualizada em 06/03/2018, às 15h43

Por Fabrícia Kirmse (fkcaldas@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Leonardo Silveira

Aula inaugural da EJA Profissional no Auditório da Prefeitura de Vitória

A secretária Adriana Sperandio, disse que o projeto aproxima os alunos do mercado de trabalho (Ampliar imagem)

Leonardo Silveira

Aula inaugural da EJA Profissional no Auditório da Prefeitura de Vitória

O auditório da prefeitura ficou lotado durante a cerimônia de abertura do calendário da EJA (Ampliar imagem)

Esta segunda-feira (5) foi marcada pela aula inaugural da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Profissional. O evento aconteceu no auditório da Prefeitura Municipal de Vitória e contou com a participação de estudantes e de profissionais da Educação. A secretária de Educação de Vitória, Adriana Sperandio, e a subsecretária de Gestão Pedagógica, Janine Mattar, também estiveram presentes.

A EJA Profissional é uma experiência que será desenvolvida inicialmente em três unidades da rede municipal de ensino: Franscisco Lacerda de Aguiar, em São Pedro I, Prezideu Amorim, no bairro Bonfim, e Padre Anchieta, em Ilha de Santa Maria.

Num primeiro momento, será ofertada a disciplina "Fundamentos do Mundo do Trabalho", a ser ministrada de segunda à quinta-feira pelos professores. Terá carga horária de 110 horas, a partir de roteiros elaborados em conjunto com o coletivo de docentes das referidas escolas e equipe EJA, contemplando estudantes do 2º Segmento. 

A secretária de Educação apresentou o projeto e fez questão de falar sobre a importância desse passo que está sendo dado na EJA no sentido de aproximar os alunos do universo do mercado de trabalho. "A noite de hoje é de extrema importância para a cidade de Vitoria e seus moradores pois iniciamos uma nova etapa na Educação de Jovens e Adultos, fundamental para a potencialização das ações desenvolvidas junto aos nossos estudantes", disse.

Ainda segundo a secretária, a parceria com o Senac é fundamental para o sucesso desse trabalho. "Por isso, somos muito gratos à instituição. O desenvolvimento da EJA e da EJA Profissional é um compromisso nosso, presente no Plano Municipal de Educação, pois acreditamos que o caminho da escola é o que nos permite realizar nossos sonhos e buscar nossos direitos".

Leonardo Silveira

Aula inaugural da EJA Profissional no Auditório da Prefeitura de Vitória

(Ampliar imagem)

Leonardo Silveira

Aula inaugural da EJA Profissional no Auditório da Prefeitura de Vitória

(Ampliar imagem)

Oportunidades

Janine Mattar, subsecretária de Gestão Pedagógica, destacou o significado desse momento para os estudantes e para a rede municipal de ensino. "A EJA vem cumprir um papel fundamental, promovendo o acesso pleno à Educação para que todos tenham a oportunidade de se legitimarem como cidadãos do mundo. Estamos muito esperançosos de que a EJA Profissional esteja iniciando um novo tempo da Educação de Jovens e Adultos de Vitória".

Cidadania

Para o diretor regional do Senac-ES, Dionísio Corteletti, o envolvimento com o projeto reflete os valores da instituição. "O convite da secretária Adriana Sperandio para fazermos parte desse projeto foi uma honra e aceitamos imediatamente pois reflete o compromisso social do Senac com os cidadãos e cidadãs. É tocante poder contribuir com o desenvolvimento das pessoas e ajudar a criar uma boa perspectiva do mercado profissional", analisou.

Conferência

Na aula inaugural, foi assinado o acordo de cooperação com o Senac para oferta do curso de Informática Básica, a partir de abril, nas três escolas que inicialmente terão a EJA Profissional.

Além disso, foi realizada a conferência de abertura "Construindo Caminhos: o Mundo do Trabalho no século XXI", com a professora doutora Roberta Traspadini, do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Preparação

Na última sexta-fera (2), os professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) iniciaram, na Secretaria Municipal de Educação de Vitória (Seme), o processo formativo com foco em conceitos ligados ao mundo do trabalho.

O curso, voltado para professores e equipes das escolas piloto da EJA Profissional - Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Padre Anchieta, Francisco Lacerda de Aguiar e Prezideu Amorim -, será realizado mensalmente durante este ano, sob a coordenação da professora Lívia Moraes, do grupo "Teoria e Práxis" do Departamento de Ciências Sociais da Ufes.

Segundo a coordenadora da EJA, Mariane Luzia Folador Dominicini Berger, os professores terão a oportunidade de participar de estudos e reflexões sobre questões conceituais voltadas ao mundo do trabalho, subsidiando o desenvolvimento do curso "Fundamentos do Mundo do Trabalho", que será oferecido a estudantes da Educação de Jovens e Adultos.

"Esse movimento é fundamental para a EJA, visto que a maioria de nossos estudantes é de jovens em busca de qualificação profissional que os instrumentalize para a inserção no mercado de trabalho", destacou Mariane.

EJA Profissional

Mariane Berger explicou que, em 2017, foi iniciado na Seme o processo de discussão da implantação da EJA Profissional, conforme prevê o Plano Municipal de Educação.

"A Educação Profissional se pauta no trabalho como princípio educativo, tendo o mundo do trabalho como eixo fundante. O objetivo é instrumentalizar os estudantes para isso a partir de estudos relacionados, bem como oferecer cursos de qualificação profissional para aqueles que desejam ingressar numa carreira profissional ou se aperfeiçoar profissionalmente", afirmou.

Cursos

A EJA Profissional prevê dois momentos. O primeiro é o desenvolvimento do curso/disciplina "Fundamentos do Mundo do Trabalho", a ser ministrado de segunda a quinta-feira pelos professores, com carga horária de 110 horas, a partir de roteiros elaborados em conjunto com o coletivo de docentes das referidas escolas e equipe EJA, contemplando estudantes do 2º Segmento.

Nessa etapa, serão trabalhadas três temáticas geradoras: "Introdução ao Mundo do Trabalho", "Diversidades no Mundo do Trabalho" e "Qualidade de Vida no Mundo do Trabalho". Cada escola terá um professor articulador para acompanhar, monitorar e apresentar propostas em planejamentos e em estudos, subsidiando o desenvolvimento do curso em parceria com as equipes gestoras. Para isso, os professores participam do processo formativo.

O segundo momento será a oferta de cursos de qualificação profissional, em parceria com o Senac, na área de Informática Básica para os estudantes do 2º Segmento Conclusivo, a serem ministrados às sextas-feiras, das 18 às 22 horas, com carga horária de 100 horas.

Leonardo Silveira

Aula inaugural da EJA Profissional no Auditório da Prefeitura de Vitória

(Ampliar imagem)

Leonardo Silveira

Aula inaugural da EJA Profissional no Auditório da Prefeitura de Vitória

(Ampliar imagem)


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site