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Educação realiza Avaliação Diagnóstica no Ensino Fundamental

Publicada em 20/03/2019, às 11h29 | Atualizada em 20/03/2019, às 17h33

Por Alan Rodrigues Costa (akrcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Neste primeiro trimestre de 2019, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) realiza mais uma edição da "Avaliação Diagnóstica" nas escolas da rede municipal.

Considerando que o momento inicial do trimestre prevê a elaboração do Plano de Ensino, o mesmo deve ser formulado a partir dos dados da Avaliação Diagnóstica, a fim de definir os objetivos de aprendizagem, os conhecimentos e as metodologias de ensino e avaliação que estejam em consonância com as necessidades de aprendizagem dos estudantes e com as Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental/EJA.

Os trabalhos envolvem educadores e pedagogos das 49 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) e possibilitam identificar os desafios e as dificuldades que precisam ser superados no processo de ensino-aprendizagem junto aos estudantes.

"Os instrumentos de registro da Avaliação Diagnóstica do 1º ao 9º ano, bem como o roteiro de análise do Plano de Ensino, já estão postados no Sistema de Gestão Escolar (SGE). Para acessar os documentos, basta entrar no SGE, clicar em 'Unidades', depois, em 'Normas de Procedimentos' e, em seguida, 'Consulta Normas de Procedimento', onde há o link 'Avaliação Diagnóstica', para que sejam baixados os arquivos", explica Angela Fiorio, gerente de Ensino Fundamental da Seme.

Metodologia

A avaliação é periódica, realizada a cada três meses, e contempla disciplinas de todas as etapas do ensino: Ciclo Inicial de Aprendizagem, 4º e 5º ano e 6º ao 9º ano, além da disciplina de Matemática, que também é avaliada do 6º ao 9º ano.

"Os registros do diagnóstico do Ciclo Inicial e de Matemática deverão ser encaminhados à Gerência do Ensino Fundamental até o dia 22 de março de 2019, para posterior análise, planejamento e devolutiva nas reuniões de trabalho com as pedagogas dos anos iniciais", orienta Angela.

Aprendizagem

De acordo com as Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a Avaliação Diagnóstica é inerente a todos os processos de aprendizagem e deve ser realizada periodicamente para que se assegure aos estudantes o direito pleno de aprendizagem e acesso ao conhecimento.

"Destacamos que a Avaliação Diagnóstica e o planejamento são atividades imprescindíveis e inerentes para a elaboração das propostas pedagógicas, sendo o planejamento uma ação intencional e sistemática que visa ao alcance das aprendizagens, o que implica na necessidade de sistematização das práticas", conclui a gerente da GEF.


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