Notícias

Educação promove formação continuada para diretores das escolas municipais

Publicada em 07/11/2018, às 13h55

Por Renata Moreira, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Seme
Formação de diretores
Gestores escolares da rede municipal participaram de formação continuada no auditório da Seme
Divulgação Seme
Formação de diretores
"O intuito é prepará-los para atuar de forma preparada e com responsabilidade em cada desafio que surge", disse a secretária Adriana Sperandio

Diretores de escolas da rede municipal de ensino participaram de uma formação continuada da Secretaria Municipal de Educação (Seme), na tarde desta última terça-feira (6), no auditório Angelica Lírio Cupertino, na Seme. 

A formação de gestores escolares atende à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e ao Plano Municipal de Educação de Vitória, que estabelece que o município deve garantir a capacitação continuada dos profissionais do Magistério.

O objetivo é qualificar os diretores na perspectiva da gestão democrática e da efetivação do direito à educação escolar com qualidade socialmente referenciada.

Gestão escolar

"A agenda com momentos formativos é extremamente necessária. Aqui, o gestor tem a oportunidade de aprender e compartilhar ações que podem melhorar cada vez mais o bom funcionamento das unidades escolares. O nosso intuito é prepará-los para atuar de forma preparada e com responsabilidade em cada desafio que surge no desempenho da função", pontuou a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio.

"A formação continuada é um importante elemento de fortalecimento das práticas de gestão nas unidades de ensino, à medida que proporciona o aprofundamento de estudos e a troca de experiências e conhecimentos sobre a gestão da escola pública e dos processos. Assim, o profissional assume um papel participativo na busca por uma escola inclusiva, plural e democrática", acrescentou a subsecretária de Gestão Educacional, Maria do Carmo Starling de Oliveira.

"A formação é uma atitude acertada em vários pontos. Qualifica o exercício de uma gestão democrática nas escolas, fortalece o coletivo de diretores e também promove o exercício educativo de uma gestão democrática. Considero que Vitória sempre foi referência nessa pauta", disse a diretora da Emef EJA Professor Admardo Serafim de oliveira, Kleynayber Jesus.

Palestra

O evento contou com palestra sobre gestão escolar com a professora Terezinha Schuchter, que falou sobre processo de gestão democrática, elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) e experiências na área da Educação.

Módulos de estudo

O processo de formação de gestores escolares será desenvolvido no período de 2018 a 2020, na modalidade semipresencial. Serão ofertados três módulos, com oito temáticas relacionadas à gestão escolar.

Cada módulo será composto por encontros presenciais e atividades propostas no ambiente virtual VixEduca. O monitoramento das ações e seus impactos diretos no cotidiano escolar serão verificados por meio de assessorias e acompanhamento nas unidades de ensino. 


Voltar ao topo da página