Notícias

Educação promove ações para celebrar o Dia da Consciência Negra

Publicada em 14/11/2017, às 17h54

Por Fabrícia Kirmse, com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Alan Rodrigues Costa


Divulgação Seme
Exposição Consciência Negra
Painel traz dados sobre a violência contra mulheres e contra a juventude negra

Novembro também é considerado o mês da consciência negra, em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20. A data remete à morte de Zumbi dos Palmares, um dos maiores ícones da cultura brasileira.

Em Vitória, durante todo o mês, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) está realizando uma série de ações destinadas à promoção da igualdade racial na educação. Uma delas é a exposição “Consciência Negra”, que acontece no saguão de entrada da secretaria, na qual mulheres negras marcantes na história da capital, do passado e do presente, têm suas biografias reveladas.

A mostra fica aberta ao público até o dia 10 de dezembro. A Seme está localizada na rua Arlindo Sodré, nº 485, em Itararé.

A exposição ainda apresenta um painel com dados sobre a violência contra mulheres e contra a juventude negra, propondo uma reflexão sobre raça e gênero na produção das desigualdades.

Também estão expostos trabalhos sobre a história da árvore Baobá e seu significado histórico e cultural, pôsteres dos projetos realizados nas unidades de ensino para a promoção da igualdade racial e relatos de personagens sobre experiências de racismo.

Comissões envolvidas

Os trabalhos são desenvolvidos em conjunto pela Comissão de Estudos Afro-brasileiros (Ceafro), Comissão de Educação das Relações Etnicorraciais (Cerer) e pela Comissão de Educação em Direitos Humanos, que integram a Gerência de Formação e Desenvolvimento em Educação da Seme.

Essas comissões são responsáveis por uma série de ações na rede municipal de ensino, como as formações continuadas de professores, pedagogos, coordenadores e demais profissionais que atuam nas unidades de ensino e a realização de rodas de conversa, oficinas e minicursos com crianças e estudantes.


Voltar ao topo da página