Notícias

Educação: profissionais farão curso sobre relações étnico-raciais

Publicada em 20/03/2019, às 13h37 | Atualizada em 20/03/2019, às 17h38

Por Alan Rodrigues Costa (akrcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Seme
Vozes Negras
Conteúdo dos minicursos está baseado no livro "Vozes Negras na História da Educação: racismo, educação e movimento negro no Espírito Santo"

No próximo dia 26 (terça-feira), acontecem as aulas inaugurais dos cursos "Educação para relações étnico-raciais: introdução à temática" e "Educação para relações étnico-raciais: relatos docentes". Eles são oferecidos a todos os profissionais da rede municipal de ensino.

As atividades são realizadas pela Comissão de Estudos Afro-brasileiros e pela Comissão de Educação das Relações Étnico-raciais (Cerer), ambas da Secretaria Municipal de Educação (Seme), em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

A aula inaugural dos cursos será orientada no conteúdo do livro "Vozes Negras na História da Educação: racismo, educação e movimento negro no Espírito Santo (1978-2002)", publicado pelo professor Gustavo Forde, da Ufes.

"O objetivo geral é estabelecer cooperações e parcerias com as redes públicas de ensino, contribuindo para que os sistemas de ensino avancem na implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino da História e cultura afro-brasileira e africana", explica Gustavo.

Os cursos têm uma carga horária total de 120 horas cada um, com módulos presenciais e não presenciais. Eles seão executados através da plataforma Vix Educa até o final do ano.

"A formação de 'Introdução à temática' é destinada aos profissionais que ainda buscam qualificação e experiência na área, enquanto 'Relatos Docentes' requer formação inicial em Educação para as Relações Raciais", explicam Sarita Faustino e Ariane Meireles, da Ceafro.

Para mais informações, basta entrar em contato com a Ceafro pelo telefone 3135-1035.

Cultura capixaba

O livro "Vozes Negras na História da Educação", que será lançado na Ufes no próximo dia 25, visa contribuir para o preenchimento de lacunas historiográficas com relação à presença da população negra na educação capixaba e trata do protagonismo social dos movimentos negros capixabas na história da educação local.

É destinado a estudantes, professores, pesquisadores, estudiosos, produtores culturais, artistas e ativistas sociais interessados na temática educação e população negra no Espírito Santo.


Voltar ao topo da página