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Educação Integral de Vitória embasa publicação nacional sobre o tema

Publicada em 26/09/2017, às 12h58

Por Fabrícia Kirmse, com edição de Matheus Thebaldi


Fabrícia Kirmse/Seme
Professora Cláudia Galian, secretária Adriana Sperandio e subsecretária Janine conversam
Professora Cláudia Valentina conversou com a secretária Adriana Sperandio e a sub Janine Mattar para conhecer o trabalho de Educação Integral

A experiência da Educação Integral na rede municipal de ensino de Vitória será uma das bases de uma publicação que está sendo produzida pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), com o tema "Educação Integral e Currículo Escolar".

Nesta segunda-feira (25), a professora Cláudia Valentina Assumpção Galian, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), que é uma das assessoras que estão realizando a pesquisa sobre o assunto, esteve em Vitória para entrevistar a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio, e a subsecretária de Gestão Pedagógica, Janine Mattar Pereira de Castro.

O objetivo foi conhecer melhor o trabalho realizado pela Educação Integral nas escolas municipais. Cláudia está produzindo a obra juntamente com o professor Ocimar Munhoz Alavarse, também da USP.

Experiência

Douglas Schneider
Disciplina eletiva
Vitória foi escolhida para compor a publicação por ter uma experiência interessante e reconhecida de ampliação de jornadas nas unidades de ensino

Segundo a professora, Vitória foi escolhida juntamente com Belo Horizonte (MG) por ter uma experiência interessante e reconhecida de ampliação de jornadas nas unidades de ensino. "Nosso objetivo é contribuir com as redes que estejam implementando a Educação Integral, mostrando as realizações de casos bem-sucedidos, como Vitória e Belo Horizonte", pontuou Cláudia.

Para a secretária Adriana Sperandio, é muito relevante ver o trabalho desenvolvido em Vitória embasando uma publicação tão importante para a Educação. "Temos um projeto de Educação Integral muito intenso na nossa rede municipal, que se desenha desde os anos iniciais do ensino fundamental e agora também estamos começando a implementar com mais força na educação infantil. Nossos diferenciais chamam a atenção".

Etapas

Segundo ela, a publicação terá três etapas: uma discussão teórica com base em produções acadêmicas sobre o tema (trabalhos brasileiros e também internacionais); conhecimento de campo, com as experiências de Vitória e Belo Horizonte; e, por último, as entrevistas nas escolas das redes visitadas e nas secretarias de Educação.

A publicação do Cenpec deve ser lançada no início do próximo ano e conta com a parceria da Fundação Itaú Social.


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