Notícias

Educação faz reunião para fortalecimento do protagonismo estudantil

Publicada em 13/03/2017, às 17h38

Por Carmem Tristão, com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Maxuel Rodrigues


Divulgação Seme
Reunião protagonismo estudantil
Profissionais da Educação estiveram reunidos para discutir fórmulas de fortalecer a participação de alunos no ambiente escolar

A Secretaria Municipal de Educação (Seme), por meio da Gerencia de Gestão Democrática (GGD), recebeu diversos professores que são referência no protagonismo estudantil de várias escolas da rede para reuniões de trabalho e diálogos sobre o processo de fortalecimento da participação efetiva dos estudantes nos colegiados. Os encontros aconteceram entre os últimos dias 6 e 10.

Com a implementação das diretrizes curriculares da Gerência de Ensino Fundamental, as escolas tiveram a oportunidade de solicitar carga horária para desenvolver ações de protagonismo estudantil. 

O objetivo é estimular o desejo de participação dos estudantes em diferentes dimensões do ambiente escolar: representante de turma, conselho de representante de turma, grêmio estudantil e rádio-escola. 

Divulgação Seme
Reunião protagonismo estudantil
Alunos da Emef Paulo Vieira Gomes participaram da reunião e falaram sobre projetos

No meio da última semana, quatro alunos da Escola Municipal de Ensino fundamental (Emef) Paulo Vieira Gomes, de São Benedito, participaram da reunião e aprovaram a iniciativa. "A gente aprendeu muita coisa sobre mobilização estudantil, rádio e grêmio. Eu quero trabalhar com a rádio e o grêmio, quero criar uma organização para as crianças da escola poderem vir reclamar quando algo estiver errado, trazer críticas e mostrar o que está errado na escola. Quero fazer plantações, limpar, pintar o muro, fazer cartazes para os moradores não jogarem lixo no muro perto da escola ou nos pontos viciados de lixo do nosso bairro", contou Kauã Pereira da Rocha, de 10 anos.

Saiba mais

Com o grêmio estudantil, é possível realizar atividades na escola e organizar eventos culturais, passeios, grupos de estudos, debates, campeonatos e, é claro, zelar pela qualidade da educação.

Na rádio-escola, os estudantes podem criar momentos de lazer na hora do recreio, tocando músicas ou dando recados. A rádio ainda engaja os alunos em projetos de colaboração para a melhoria das relações entre as pessoas.


Voltar ao topo da página