Notícias

Educação de Vitória é destaque em conceituado jornal de circulação nacional

Publicada em 22/05/2018, às 12h28

Por Fabrícia Kirmse, com edição de Matheus Thebaldi


Douglas Schneider
Gibiteca no CMEI Valdivia da Penha Antunes Rodrigues
Vitória é a capital com o maior índice de matrículas entre crianças de 0 a 3 anos
Elizabeth Nader
CMEI Carlos Alberto Martinelli Sousa no Bairro Consolação
Rede municipal conta com cadastro único para facilitar o acesso das crianças aos Cmeis

A Educação de Vitória foi destaque, nesta terça-feira (22), no jornal Folha de São Paulo e em seu portal. Uma reportagem especial destaca que 71% das crianças de 0 a 3 anos estão matriculadas nas creches municipais da cidade, o maior índice de matrículas nesta etapa registrado entre as capitais brasileiras. Vitória está à frente, por exemplo, de São Paulo, que tem 54%, Florianópolis, com 52%, e Curitiba, 40%.

A média nacional é de 27%, segundo levantamento do TC-Educa, da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil e do Instituto Rui Barbosa, com números de 2016. 

"É mais uma classificação de excelência da Educação de Vitória noticiada por um jornal conceituado nacional. Isso acontece com frequência, e eu quero parabenizar toda a comunidade escolar: servidores, pais, toda a nossa equipe e a comunidade, que construiu a melhor Educação municipal do País, que nos orgulha. E isso é um ponto que nos une e nos motiva a trabalhar ainda mais. Educação é tudo", comemorou o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

O Plano Nacional de Educação prevê que, até 2024, 50% das crianças dessa faixa etária estejam em creches. Em Vitória, já são 71% de meninos e meninas de 0 a 3 anos matriculados.

"O destaque da Educação de Vitória em um jornal como a Folha de São Paulo é o reconhecimento do imenso esforço feito em Vitória para assegurar o direito à Educação e não apenas no que se refere ao acesso, mas, em especial, no que se refere à qualidade de ensino. Por isso, é importante destacar não somente a excelente estrutura física, mas, principalmente, o trabalho pedagógico primoroso realizado por nossos profissionais da Educação", pontuou a secretária de Educação de Vitória, Adriana Sperandio.

Número maior

O percentual de 71% de crianças de 0 a 3 anos matriculadas nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) de Vitória aumenta para 89% (número apontado pelo Sistema de Gestão Escolar) quando contabilizados apenas os alunos que buscam vagas nos Cmeis e com dados mais atuais. A meta da Prefeitura de Vitória é que esse índice chegue a 92% até 2021.

Tecnologia

A matéria da Folha de São Paulo aponta alguns dos principais fatores que levam Vitória a ter um resultado tão acima da média das demais capitais do País. Um deles é a tecnologia.

O município conta, desde 2013, com um cadastro único em que os pais se inscrevem e podem acompanhar seu andamento, o que traz comodidade e transparência. Além disso, outro aspecto importante é a continuidade das políticas públicas voltadas para a Educação a longo prazo, com investimentos em estrutura física, construção de unidades e na qualidade do ensino oferecido, por meio da formação continuada dos professores.

Comunidade

A participação ativa da comunidade na gestão de cada unidade de ensino é outra característica que garante o bom funcionamento da rede. Cada escola tem um conselho, formado por representantes dos professores, funcionários, pais e líderes comunitários.

Eles ficam responsáveis, junto à unidade, por gerir os recursos enviados pelo município e participação de avaliações anuais sobre a qualidade das escolas. A Prefeitura de Vitória investe quase 30% de sua receita anual em Educação. É mais do que o mínimo exigido pela Constituição, de 25%.

Vitória tem a melhor taxa de matrículas em creches das capitais
  1. Vitória: 71%
  2. São Paulo: 54%
  3. Florianópolis: 52%

Voltar ao topo da página