Notícias

Educação ambiental já tem ações para festejar o Dia do Manguezal

Publicada em 04/07/2019, às 18h35

Por Regina Freitas, com edição de SEGOV/SUB-COM


Leonardo Silveira
Área de Manguezal
Vitória possui um dos maiores e mais belos manguezais urbanos do mundo
Divulgação Semmam
dia do manguezal
A programação exposição no Espaço Baleia Jubarte, na Enseada do Suá

A Secretaria de Meio Ambiente de Vitória (Semmam) já está em clima de festa para o Dia do Manguezal, criado pela lei lei municipal 8.606/2013, e comemorado dia 26 de julho. E muitas ações de educação ambiental já começam a serem realizadas.

Na sexta-feira (05), pela manhã, a Gerência de Educação Ambiental (GEA) da Semmam, em parceria com a Gerência de Formação e Desenvolvimento Educacional da Secretaria de Educação realiza o 2º Encontro de Formação “Educação Ambiental e temas do cotidiano de Vitória”. O encontro acontece no Anfiteatro do Prédio Didático entre o ICII e o ICIII, na UFES.

O evento será para 100 professoras e pedagogas da rede municipal de ensino de Vitória, e participantes, divididos em duas turmas, nos períodos das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. O conteúdo será um debate sobre o ecossistema manguezal.

Os participantes poderão discutir melhor os conteúdos propostos no material paraditático específico sobre manguezal que foi distribuído pelas escolas da rede municipal recentemente, além de propostas metodológicas, vídeos e trilha no manguezal da UFES.

Exposição

No período de 10 a 31 de julho, no Espaço Baleia Jubarte na Enseada do Suá, das 9 às 17 horas, a população em geral terá oportunidade de conhecer e contemplar a Exposição de Quadros “Manguezal: Múltiplos Olhares”.

Formação

No dia 23 de julho será a vez de professores da Educação Infantil da rede de ensino do
município participarem da formação Processos Investigativos/Educação Ambiental e
sustentabilidade: As múltiplas formas de aprender a dimensão ambiental com a temática do Manguezal.

A ação é realizada pela Gerência de Formação e Desenvolvimento Educacional
(GFDE/SEME) em parceria com a Gerência de Educação Ambiental (GEA/SEMMAM), e acontece também na UFES, onde os grupos serão divididos em duas turmas, nos períodos das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

Mapa Gigante Interativo

Nos dias 25 a 26 de julho, alunos da rede municipal de ensino de Vitória e do SENAC terão a oportunidade de caminhar pelo Mapa Gigante Interativo dos Ecossistemas de Vitória, que tem cerca de 50 metros quadrados, o que equivale a pouco menos da metade de uma quadra de futsal.

É uma uma rica oportunidade para que todos possam identificar, localizar e conhecer mais sobre o território e especificamente nessas datas conhecer para preservar a diversidade do ecossistema manguezal que temos em nosso município.

O Mangue

O Secretário de Meio Ambiente de Vitória, Luiz Emanuel Zouain, ressalta que Vitória possui um dos maiores e mais belos manguezais urbanos do mundo. O ecossistema é essencial para a sobrevivência de diversas espécies e proporciona um importante meio de sustento para inúmeras famílias. Além disso, caracteriza a paisagem da cidade e tem enorme importância na cultura e história locais.

O ecossistema Manguezal é essencial para a sobrevivência de diversas espécies e proporciona um importante meio de sustento para inúmeras famílias. Além disso, caracteriza a paisagem da cidade e tem enorme importância na cultura e história locais.


Voltar ao topo da página