Notícias

Dudu Nobre, Molejo e mais quatro bandas vão agitar a Festa das Paneleiras

Publicada em 24/10/2014, às 09h52 | Atualizada em 30/10/2014, às 10h21

Por Bartolomeu de Freitas, com edição de Matheus Thebaldi


Imagem divulgação
Dudu Nobre
Sambista Dudu promete animar o público no primeiro dia da Festa das Paneleiras
Imagem divulgação
Grupo Molejo
Molejo vai levar muita irreverência e animação para o palco em Goiabeiras

O sambista Dudu Nobre, o Grupo Molejo e mais quatro bandas de samba vão animar a Festa das Paneleiras, que acontece de 31 de outubro a 2 de novembro, em Goiabeiras, em frente à faculdade Multivix. A entrada é gratuita.

O evento celebra a tradição de mais de 400 anos da produção de panela de barro. A expectativa dos organizadores é de que mais de 30 mil pessoas prestigiem a programação.

A Festa das Paneleiras chega à sua 21ª edição tendo também como atrativo o Restaurante das Paneleiras, com oferta de pratos típicos como a torta e a moqueca capixabas, que são preparadas especialmente nas panelas de barro produzidas pela comunidade local. Toda a renda arrecadada será revertida para a Associação das Paneleiras de Goiabeiras.

"A tradição que envolve a produção da panela de barro e o belo trabalho das mulheres que moldam um dos símbolos da cultura capixaba são motivos de sobra para comemorarmos. Graças às paneleiras, Vitória mantém viva uma técnica autêntica que enche os moradores de orgulho e encanta os visitantes", declarou a secretária municipal de Cultura, Ana Laura Nahas.

"A cada ano a Festa das Paneleiras vem melhorando e queremos manter esse ritmo. Nossa expectativa é muito positiva. Esperamos superar o público de 30 mil pessoas que a festa atraiu no ano passado", disse o produtor do evento, Eduardo Pagani.

Programação

Nesta sexta-feira (31), a abertura do evento será às 21 horas, com a apresentação da Banda de Congo Panela de Barro. Em seguida, sobe ao palco o Grupo Opção, que é um dos mais tradicionais grupos de pagode de Vitória. À meia-noite, é a vez de o sambista Dudu Nobre subir ao palco, voltando a marcar presença no evento após dois anos.

Neste sábado (1º), a programação começa desde cedo, às 12 horas, com o grupo Explosão do Pagode. Às 20 horas, o grupo De Bem com a Vida leva mais samba para o palco. Fechando o dia com chave de ouro, apresenta-se o Grupo Molejo, a partir das 23 horas. O grupo lançou recentemente seu DVD comemorativo pelos 25 anos de trajetória.

A iniciativa é da Associação das Paneleiras de Goiabeiras, com apoio da Prefeitura de Vitória.

Dudu Nobre

Dudu Nobre nasceu no Rio de Janeiro, no dia 6 de janeiro de 1973. Afilhado do sambista Zeca Pagodinho e primo do cantor e ator Seu Jorge, Dudu Nobre é sucesso nacional. Em sua discografia, são 12 álbuns, produzidos entre 1999 e 2012. "Tempo de Dom-Dom", "Goiabada Cascão" e "A Grande Família" são alguns de seus diversos sucessos.

Grupo Molejo

O grupo de pagode Molejo foi formado em 1993, no Rio de Janeiro. Desde então, lançou 10 CD´s e um DVD, emplacando diversos sucessos, como "Caçamba", "Brincadeira de Criança", "Dança da Vassoura", "Samba Rock do Molejão", "Paparico", "Cilada", "Clínica Geral", "Ah Moleque", "Samba Diferente", "Pensamento Verde" e "Assim Oh".

A banda é composta por Anderson Leonardo (cavaquinho e vocal), Lúcio Nascimento (repique, percussão e vocal), Jimmy Batera (bateria e vocal), Robson Calazans (percussão e vocal), Marquinhos Pato (reco-reco e vocal) e Claumirzinho (pandeiro e vocal).

Tradição

Reconhecida nacional e internacionalmente como objeto de arte popular, a panela de barro de Goiabeiras não perde sua tradição utilitária. Está associada à genuína culinária espírito-santense, principalmente no preparo da moqueca e da torta capixabas. Raiz da cultura popular do Espírito Santo, a legítima panela de barro é identificada por um selo de qualidade da Associação das Paneleiras de Goiabeiras.

O Ofício das Paneleiras de Goiabeiras foi o primeiro bem registrado como patrimônio imaterial e cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 2000. Também foi agraciado com o Prêmio Top 100 de Artesanato, em 2006, pelo Sebrae, e reconhecido como Boas Práticas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2010.

O trabalho artesanal das paneleiras sempre garantiu a sobrevivência econômica de suas famílias, bem como mantém suas tradições. A região de Goiabeiras foi o local tradicional da produção de panelas de barro. No início, o trabalho era de cunho familiar e as panelas eram feitas nos quintais das casas das paneleiras. Com a criação da Associação das Paneleiras e ações da Prefeitura e de outras entidades, foi construído o Galpão das Paneleiras, onde a produção está concentrada.

Serviço

21ª Festa das Paneleiras

Onde: espaço em frente à faculdade Multivix - rua Desembargador Cassiano Castelo, em Goiabeiras

Sexta-feira (31)
21h: Banda de Congo Panela de Barro e Grupo Opção
Meia-noite: Dudu Nobre

Sábado (1º)
12h - Explosão do pagode
20h - De Bem com a Vida
23h - Grupo Molejo

André Sobral
Festa das Paneleiras
Expectativa é de que mais de 30 mil pessoas prestigiem a festa
Carlos Antolini
Moqueca Capixaba, arroz e farofa em panela de barro
Festa celebra a tradição de mais de 400 anos da produção de panela de barro

Voltar ao topo da página