Notícias

Duas escolas da rede municipal terão eleições para diretores

Publicada em 09/05/2018, às 15h46 | Atualizada em 10/05/2018, às 16h22

Por Alan Rodrigues Costa (akrcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


André Sobral
Eleição de Diretores Escolares
Eleição de diretores nas unidades da rede municipal de ensino conta com a participação de alunos

A Secretaria Municipal de Educação (Seme) vai realizar eleição de diretores em duas unidades de ensino da rede, que, por motivos distintos, não participaram do pleito no ano passado: Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) São Vicente de Paulo, no Centro, e Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Aécio Bispo dos Santos, no Jaburu.

A eleição nas duas unidades acontecerá em 27 de junho. As comissões eleitorais locais já estão formadas e receberão as inscrições dos candidatos no período de 14 a 16 de maio.

Já a comissão eleitoral central vai promover, nesta quinta (10) e nos dias 13 e 20 junho, uma formação com as comissões locais para que as eleições ocorram com toda tranquilidade, ética pública e lisura.

Campanhas

A campanha dos candidatos ocorre entre os dias 15 e 22 de junho. É importante que toda a comunidade escolar participe dos debates e eventos e conheça de perto a proposta dos candidatos. A posse dos diretores eleitos está prevista para ocorrer no dia 27 de julho.

Formação

Entre os últimos dias 2 de abril e 3 de maio, a Seme promoveu uma nova turma do curso de Gestão Escolar, voltada para atender à demanda de profissionais do magistério interessados em participar do pleito, em uma parceria com a EGV e a Ufes, através do professor Gelson Junquilho.

"Essa ação formativa para os pré-candidatos é um dos requisitos para participar do processo eleitoral, uma contribuição importante do Conselho Municipal de Educação (Comev) inserida na resolução que trata dessa matéria", explicou Maria do Carmo Starling de Oliveira, subsecretária de Gestão Educacional.

Eleição

Em 2017, aconteceram as últimas eleições na rede municipal de educação, com a participação de 45 mil pessoas em 100 unidades de ensino, entre profissionais, estudantes, famílias e comunidade.

O colégio eleitoral é composto por todos os segmentos da comunidade escolar: magistério, servidores, pais de alunos, pelo representante da comunidade local membro do Conselho de Escola e pelos estudantes a partir do primeiro ano do ensino fundamental. 


Voltar ao topo da página