Notícias

Documentário apresenta intervenção urbana do projeto A Arte é Nossa

Publicada em 03/05/2016, às 15h45

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Jamille Costa
Intercâmbio Giramundo Emef Maria Leonor
Alunos e artistas criaram a pintura que levou arte para o muro externo da Emef Maria Leonor Pereira

Entre os dias 14 e 21 de março, Vitória sediou o Intercâmbio Cultural Giramundo – Intervenção Urbana, uma parceria entre o Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro e a Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) e do projeto A Arte é Nossa.

O resultado foi a pintura artística do muro externo da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria Leonor Pereira da Silva, idealizada a partir de um workshop com 20 alunos da instituição, conduzido pelo artista americano Dave Loewenstein e a artista local Karen Valentim.

O processo de criação do painel foi registrado em vídeo e se transformou no minidocumentário "Intercâmbio Giramundo". Idealizado por Karen Valentim, em parceria com Jamille Costa e Bernardo Ribeiro, o trabalho é o registro visual da experiência. "A ideia de registrar o processo de criação e desenvolvimento do Intercâmbio foi algo intuitivo, porque trabalhar de forma mais visual e com depoimentos coopera para que todos possam compreender de fato todos os processos criativos", explicou Karen.

Para Jamille, o que foi mais marcante durante todo o processo foi a oportunidade de conviver e aprender com diferentes realidades. "Quando se está fora de um determinado grupo ou ambiente, parece haver uma generalização, mas, ao entrar em contato direto, conhecendo e ouvindo principalmente, começamos a ver que o todo carrega muitas particularidades. Colegas de sala podem ser vizinhos de casa, mas a maneira como veem o futuro, as coisas que interessam para cada um, são completamente diferentes".

Cultura e educação

Jamille Costa
Intercâmbio Giramundo Emef Maria Leonor
Processo de criação do painel foi registrado em vídeo e se transformou no minidocumentário "Intercâmbio Giramundo"

O vídeo, como o trabalho realizado, reafirma a importância da cultura e da educação caminharem juntas. "O empoderamento e a democracia, por meio do acesso à arte, mudam, sim, a realidade da sociedade, numa mudança diária, pouco a pouco, porém sempre de muito avanço, porque gera a reflexão, o diálogo, as construções coletivas, entre outras coisas. E isso acontece com todos os envolvidos no processo, o artista não fica fora dessa ação e reação", finalizou Karen.

Intercâmbio

O Intercâmbio Cultural Giramundo foi inteiramente voltado para música e aconteceu entre os dias 26 e 28 de junho, com workshop e a feira cultural no Parque Pedra da Cebola, com a participação de coletivos artísticos que produzem em Vitória e apresentações musicais da banda de congo Amores da Lua, do cantor André Prando e dos grupos Pó de Ser Emoriô e Curtis Clinton Band.

A Arte é Nossa

O projeto A Arte é Nossa é uma iniciativa da Semc que tem como objetivo humanizar os espaços públicos por meio de intervenções artístico-urbanas e, assim, democratizar a produção artística local para além dos espaços tradicionais de exposição.

Desde 2013, aconteceram nove ações em 1,5 mil m² de muros da cidade, através de parcerias com artistas locais ligados ao grafite, à arte-relevo e a outras técnicas, e pretendem aproximar o cidadão do campo das artes, transformando as ruas de Vitória em uma grande galeria urbana.

Galeria Urbana
  • Cardume de Cordas/ Muro da Fames – Ficore Kabelera (abril/ 2015): grafite que faz referência à baía de Vitória e aos instrumentos musicais, como o violão e o violoncelo, e tem como objetivo retratar a relação da música, em diálogo com o espaço físico em que o trabalho se encontra, e a geografia do local.
  • Casa do Ler e Saber – Renato Pontello (dezembro/ 2014): grafite realizado no Parque Barreiros, na Grande Maruípe, que fala sobre a relação das crianças com a literatura.
  • Muro do estacionamento do Ministério da Fazenda (Centro) - Antonio Natural e Dione Salvador (julho/ 2014): grafite e arte mural que cria um trajeto fictício para os tradicionais bondes, veículos usados como meio de transporte na primeira metade do século passado, entre edificações históricas da capital, como o Theatro Carlos Gomes e o Palácio Anchieta.
  • Muro da Fábrica de Ideias (Jucutuquara) – Emílio Aceti e Centro Grafitacional (julho/ 2014): grafite baseado na proposta do espaço, que é difundir e valorizar a economia criativa.
  • Muro da Casa da Juventude (São Pedro) – Ficore Kabelera (fevereiro/ 2014): desenho livre inspirado na fotografia e no olhar de cada cidadão sobre a cidade.
  • Parque da Fonte Grande (São Pedro) – Antonio Natural e Dione Salvador (fevereiro/ 2014): trabalho em arte relevo inspirado na fauna e na flora do Parque da Fonte Grande.
  • Tapume do Hidroavião (Santo Antônio) – Dione Salvador (fevereiro/ 2014): trabalho inspirado nas figuras tradicionais do samba e em seus foliões. Localizado próximo ao Sambão do Povo.
  • Tapume na praia de Camburi – Dione Salvador (dezembro/ 2013): localizado no calçadão da praia de Camburi, o desenho foi inspirado em práticas esportivas para dialogar com os cidadãos que usam o espaço para se exercitar.
  • Fafi (Centro) – Dione Salvador (novembro/ 2013): ação feita em comemoração ao dia da cultura e tendo como referência a música, o teatro e a dança.
  • Escadaria de São Benedito – Dione Salvador – (agosto/ 2013): desenho livre inspirado no mangue, que é tão presente na paisagem natural da cidade de Vitória.

Voltar ao topo da página