Notícias

Diretor de Emef lança livro sobre programa nacional de alimentação escolar

Publicada em 26/06/2017, às 15h30

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Josué de Oliveira

Com a colaboração de Fabricia Kirmse


Divulgação PMV
alimentação escolar
A publicação realiza uma análise sobre o processo de terceirização da merenda escolar no sistema de ensino público do Espírito Santo

Acontece nesta segunda-feira, às 18h, o lançamento do livro "Programa nacional de alimentação escolar no Espírito Santo: tensões entre Estado e mercado no processo pioneiro de terceirização", pela Editora Edufes.

Os autores são o diretor da Emef Álvaro de Castro Mattos, Paulo da Silva Rodrigues, juntamente com Rogério Drago. O lançamento acontece na própria Emef, em Jardim da Penha.

A publicação realiza uma análise sobre o processo de terceirização da merenda escolar no sistema de ensino público do Espírito Santo, estabelecendo relações entre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) – gerenciado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) – e as categorias Estado, mercado e sociedade na implementação das políticas educacionais.

No livro, os autores tratam sobre os principais estudos que tiveram como foco os programas suplementares de alimentação escolar, a política alimentar no Brasil, a história do Pnae e a modalidade de gestão terceirizada, que tem sido assumida por muitos governos municipais e, consequentemente, adotada como modelo de gestão da merenda escolar.

"Tratamos sobre todas as modalidades de gestão desde a época do lançamento do programa de alimentação e trazemos também considerações sobre a melhor modalidade", destacou o diretor escolar Paulo da Silva Rodrigues, um dos autores. "Nossa pesquisa envolveu escolas estaduais de cinco municípios: Santa Maria de Jetibá, Viana, Cariacica, Vitória e Vila Velha", enumerou.

No lançamento, nesta segunda-feira, estarão presentes o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio, entre outros nomes e especialistas da área de Educação.

O livro estará à venda no evento desta noite por R$ 30 e também pode ser comprado na editora Edufes. Toda a verba arrecadada será destinada a aquisições para o acervo da biblioteca da Emef Álvaro de Castro Mattos.

Sobre o livro

Programa Nacional de Alimentação Escolar no Espírito Santo: tensões entre Estado e mercado no processo pioneiro de terceirização

Páginas: 146
Edição: 1ª
Autores: Paulo da Silva Rodrigues e Rogério Drago
Editora: Edufes


Voltar ao topo da página