Notícias

Direção defensiva: palestra para motoristas profissionais e condutores

Publicada em 04/10/2018, às 14h02

Por Naira Scardua, com edição de Matheus Thebaldi


Elizabeth Nader
Carros parados no semáforo em dia chuvoso
Objetivo da palestra é reforçar a importância de os motoristas adotarem cuidados na hora de dirigir

Sabia que 80% dos acidentes de trânsito no Brasil são provocados por ações inadequadas dos motoristas? Por isso, a importância de dirigir de forma segura e atenta a tudo que acontece em volta. Pensando na qualificação do servidor, a Secretaria de Gestão, Planejamento e Comunicação (Seges), com apoio da Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran), está promovendo a palestra "Direção Defensiva, Álcool e Direção".

Motoristas profissionais e servidores da Prefeitura que conduzem veículos estão convidados a participar. Serão 100 vagas para o evento, que acontece na próxima terça-feira (9), no auditório do CIAC, na rua Vitória Nunes da Motta, 220, na Enseada do Suá, às 13 horas.

As inscrições devem ser feitas pelo telefone (27) 3382-6336 (Josefina) ou pelo e-mail jadami@vitoria.es.gov.br .

O gerente de Apoio Logístico e Transporte, Jorge Luiz Pereira Júnior, destacou a importância do treinamento. "Dirigir de forma defensiva é planejar suas ações no trânsito de forma a prevenir e evitar acidentes. Por isso, a importância dessa ação e do envolvimento de todos os condutores do município".

Palestra

Durante o treinamento, os motoristas profissionais e condutores vão aprender mais sobre segurança no trânsito, álcool e direção, comportamento seguro e outras regras de condução.

É importante que os servidores da Prefeitura dirijam sempre em conformidade com a lei para "dar o exemplo". A Prefeitura conta, atualmente, com 117 motoristas profissionais e 800 condutores.

Palestrante

O palestrante é o servidor Fernando Braga, que trabalha na Prefeitura de Vitória há 30 anos. Ele é membro da subcomissão de análise de acidentes de trânsito no município, membro fundador da União dos Ciclistas do Brasil e atua na área de reabilitação no Crefes, na unidade de trauma neurológico adulto e infantil e na unidade de terapia intensiva com lesionados de diferentes patologias. Também é um estudioso da mobilidade ativa.

Empresas

Só em 2017, foram 47 mil mortos no trânsito no Brasil e 400 mil ficaram com sequelas. A Prefeitura de Vitória entende a importância de disseminar cada vez mais ações para deixar o trânsito seguro na capital.

"Nós oferecemos essa mesma palestra a empresas que desejem capacitar os funcionários que dirigem, não só profissionalmente. Temos todo interesse em mudar o comportamento perigoso das pessoas no trânsito e deixar nossa capital e nosso Estado mais seguros", enfatizou a gerente de Educação para o Trânsito (Setran), Adriana Barcelos sossai Zaganelli.

Serviço
Palestra: "Direção Defensiva, Álcool e Direção"
Data: 9 de outubro, às 13 horas
Local: Auditório do Ciac - rua Vitória Nunes da Motta, 220, na Enseada do Suá.
Público-alvo: Motoristas e condutores da Prefeitura de Vitória
Vagas: 100
Inscrições: Telefone- 3382-6336 (Josefina) ou pelo e-mail jadami@vitoria.es.gov.br

Voltar ao topo da página