Notícias

Dia Municipal contra a Homofobia reforça respeito à diversidade

Publicada em 12/03/2018, às 17h44

Por Josué de Oliveira, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semcid
Dia Municipal contra a Homofobia
Peça "Pelo direito de amar" foi divulgada para propagar o sentido do Dia Municipal contra a Homofobia

Uma ação para compartilhar e reforçar o respeito à diversidade. Esse é o principal objetivo da campanha promovida pela Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) no Dia Municipal contra a Homofobia, que é celebrado nesta segunda-feira (12).

"Pelo direito de amar". Essa é a peça publicitária que circulou durante todo o dia nas redes sociais e WhatsApp para fazer com que a sociedade reflita sobre a importância de acabar com o preconceito.

Para a coordenadora de Políticas de Promoção para a Diversidade Sexual, Carolina Alves, a iniciativa serve para chamar atenção para o respeito e a visibilidade para as causas da população LGBT. "A população LGBT precisa de respeito e visibilidade. Lutar contra a homofobia e por mais igualdade é um dever de todos nós", afirmou.

Violência

A secretária de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Nara Borgo, destacou a importância de dar visibilidade a esse público não só nesta segunda, mas também diariamente. Ela lembra que a população LGBT enfrenta preconceito e diversos tipos de violência, como agressão física, ofensas e até são vítimas de homicídio pelo simples fatos de ser homossexual.

"Isso precisa acabar. A gente acredita que com uma ação como essa, promovendo o amor, independente da orientação sexual, vamos contribuir para uma sociedade mais justa e mais humana", disse. 

Lei

O Dia Municipal Contra a Homofobia foi instituído pela lei nº 8.552/2013, inserindo o dia 12 de março no calendário oficial de eventos do município de Vitória.

A data foi escolhida como forma de homenagem ao dia de criação do Triângulo Rosa, em 12 de março de 1990. A entidade é pioneira no Estado na defesa dos direitos homossexuais.


Voltar ao topo da página