Notícias

"Dia Mundial sem Carro" terá faixa exclusiva para bicicletas no Centro

Publicada em 19/09/2014, às 10h45 | Atualizada em 19/09/2014, às 11h20

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Recepção de Turistas
Trecho em frente à Codesa será transformado em ciclofaixa nesta segunda-feira (22)

Quem tem uma bicicleta na residência e sempre precisa passar pelo Centro para trabalhar ou simplesmente passear terá um motivo a mais para aderir à campanha "Dia Mundial sem Carro", nesta segunda-feira (22). Para celebrar a data, a Prefeitura de Vitória vai transformar o estacionamento das Docas, próximo à Codesa, em ciclofaixa.

O espaço exclusivo para bicicletas vai funcionar nesse trecho durante todo o dia. Mas uma boa notícia para quem não larga as bikes vem aí. Segundo o secretário municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, José Eduardo Oliveira, a intenção é tornar essa ciclofaixa no Centro, que hoje é usada apenas aos domingos e feriados, permanente.

"A Setran deve concluir o projeto nas próximas semanas e implantar uma ciclofaixa definitiva nesse trecho até o final de outubro", afirmou o secretário.

André Sobral
Nova ciclofaixa liga Praia do Canto à praia de Camburi
Motoristas estão sendo incentivados a deixar o carro em casa e andar de bicicleta

O secretário argumentou que a intenção da Prefeitura é otimizar espaços públicos de acordo com a demanda da população. "Hoje, esse trecho no Centro é utilizado por algumas pessoas como estacionamento. Com a sua substituição por uma ciclofaixa, um número muito maior de cidadãos utilizará o espaço, já que por dia, são feitas mais de 22 mil viagens de bicicleta em Vitória, a maioria por pessoas que estão trabalhando ou estudando na cidade", explicou.

O gerente de Concessões e Tarifas da Setran, Fernando Gomes Barbosa, de 36 anos, que faz esse percurso todos os dias de bicicleta para trabalhar - ele mora em Cobilândia, Vila Velha -, comemorou a notícia. "É muito bom ver a cidade de Vitória mudando para acolher os ciclistas. Melhorar a segurança de quem pedala vai estimular mais pessoas a andar de bicicleta", declarou.

Estacionamento

O secretário lembrou ainda que o Centro vai receber o estacionamento rotativo, o que permitirá à região ter sempre vagas disponíveis para quem precisar estacionar nessa área. "Esperamos triplicar a oferta de vagas de estacionamento no Centro apenas implantando o rotativo na região, uma vez que uma vaga, antes ocupada por apenas um carro durante todo o dia, poderá receber até três veículos no mesmo dia", declarou.


Voltar ao topo da página