Notícias

Dia Internacional contra LGBTfobia terá extensa programação em Vitória

Publicada em 10/05/2018, às 08h00 | Atualizada em 12/05/2018, às 18h55

Por Josué de Oliveira, com edição de Josué de Oliveira


Helson Moura
Parada do orgulho gay
Dia Internacional contra a LGBTfobia é celebrado em 17 de maio

No próximo dia 17 (quinta-feira), será celebrado o Dia Internacional contra a LGBTfobia. Até o fim do mês, acontece em Vitória uma extensa programação, com exibição de filmes e documentários e debates voltados para o público LGBT.

As atividades são promovidas por diversas entidades do Estado, Fórum Estadual LGBT e também pela Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid).

As ações da Semcid têm início em 15 de maio, com a exibição do curta "Nós", documentário capixaba que aborda o cotidiano de dois jovens negros e LGBT´s de Vitória, na Casa da Juventude, em São Pedro, às 9 e 15 horas. A entrada é franca.

No dia 16, é a vez da exibição do filme "Lampião da Esquina". O documentário conta a história do primeiro jornal brasileiro a tratar da diversidade sexual. Será no Cine Metrópolis, às 19 horas. A entrada é franca.

Já no dia 24, acontece o Cultura Drag, uma discussão sobre o universo drag queen a partir de diferentes óticas, no auditório do Centro de Artes da Ufes, em Goiabeiras.

No calendário de atividades, ainda está incluída mais uma edição do projeto "Obinrin", que é um grupo de estudos e empoderamento da mulher negra. O tema será baseado em Marielle Franco, vereadora assassinada no Rio de Janeiro, que lutava pelas causas relacionadas aos Direitos Humanos, no dia 29 de maio, na sede do Varal, em Itararé, às 19 horas.

Visibilidade

Elizabeth Nader
Peça teatral no Dia Internacional no Combate À Homofobia no auditório da SEMCID
Data contará com exibição de filmes e debates ao longo do mês

Para a coordenadora de Políticas de Diversidade Sexual, Carolina Alves, a programação é uma forma de dar visibilidade para as questões relacionadas ao público LGBT e também uma maneira de criar uma consciência na sociedade da importância de respeitar as diferenças.

"A gente precisa levar informações sobre as pautas LGBT's para todos os espaços possíveis, na tentativa de desmistificar o assunto. Há muita desinformação, então as nossas ações sempre têm um caráter informativo, independente se realizamos uma conversa, exibimos um filme ou propomos um debate. Essas ações são de extrema importância para chamar atenção para o problema e para que o enfrentamento à LGBTfobia continue ganhando força na nossa cidade", disse.

Mais atividades

Além dessa programação, a Semcid também apoia outras ações promovidas por entidades que trabalham com a temática LGBT. Entre elas, o ato público contra a LGBTfobia, que acontece no Centro de Vitória no dia 19 de maio, às 14 horas, e o Praia das Cores, evento na praia de Camburi, no dia 27 de maio, às 15 horas.

Confira o calendário de eventos programados

10 de maio - composição de mesa no evento Tecendo Saberes, na Ufes, às 18h30
15 de maio - Exibição do curta "Nós" - 9h e 14h - Casa da Juventude
16 de maio - Documentário Lampião da Esquina - 19h - Cine Metrópolis (UFES)
17 de maio - ato Contra LGBTfobia, a partir das 14h na escadaria em frente ao Palácio da Fonte Grande
19 de maio - Encontro Família no Parque, do instituto IBRAT, a partir das 15h no Parque Pedra da Cebola
21 de maio - composição de mesa no evento Sapatão é Revolução
22 de maio - composição de mesa no evento "Se essa escola fosse minha", na UVV, às 9h
24 de maio - Discussão sobre o universo Drag - 19h - Centro de Artes da Ufes
27 de maio - Praia das Cores, a partir das 15 na Praia de Camburi, do Grupo Cores
29 de maio - Obinrin Edição marielle Franco - 19h - Sede da Varal - Bairro Itararé


Voltar ao topo da página