Notícias

Dia do Contador de História será comemorado na Biblioteca Adelpho Poli Monjardim

Publicada em 16/03/2017, às 16h36 | Atualizada em 16/03/2017, às 16h45

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semc
Contação de histórias do grupo Chão de Letras
Grupo Chão de Letras vai divertir o público contando várias histórias

Histórias e mais histórias. Na próxima segunda-feira (20), é celebrado o Dia Internacional do Contador de História. Em comemoração à data, a Biblioteca Adelpho Poli Monjardim, através do projeto Viagem pela Literatura, realiza, das 14h30 às 15h30, na sede do espaço, no Casarão Cerqueira Lima, uma programação especial.

O evento conta com a parceria da Academia Brasileira de Contadores de Histórias, com representação no Espírito Santo, além da participação do Grupo Chão de Letras, formado a partir das oficinas realizadas pelo Viagem pela Literatura.

Entre as histórias que serão contadas, estão “O Pescador e a Sereia”, conto popular; “O Grande Rabanete”, de Tatiana Belinky; “Pássaro de Fogo”, lenda capixaba; “A Baleia Jubarte”, de Rodrigo Campanelli; “Azabum: mágico ou palhaço”, de Marta Samor, entre outras.

Além das atividades na biblioteca, os contadores realizarão intervenções em várias escolas do município, conforme lista abaixo:

  • Cmei João Pedro de Aguiar (Jardim Camburi), às 8h40;
  • Cmei Ana Maria Chaves Colares (Jardim Camburi), às 9h;
  • Emef São Vicente de Paulo (Centro), às 8h;
  • Emef Elzira Vivacqua dos Santos (Jardim Camburi), às 8h;
  • Emef Castelo Branco (Ilha do Príncipe),  às 19h30;
  • Escola Maria Ortiz (Centro), às 19h30.

Secretaria de Cultura(Semc), Marta Samor, às 16h30 - Palácio Municipal - 2 º andar

Data

As comemorações do Dia Internacional do Contador de Histórias começaram na Suécia, entre 1991 e 1992, com o nome de “Dia de Todos os Contadores de Histórias”. Em 1997, contadores de histórias em Perth, Austrália Ocidental, coordenaram uma celebração durante uma semana, comemorando 20 de março como o Dia Internacional de Narradores Orais. Ao mesmo tempo, no México e outros países da América do Sul, 20 de março foi celebrado como o Dia Nacional de Narradores.

A partir de 2001, a rede escandinava de contadores de histórias deu um novo impulso ao dia 20 de março e, a partir do ano seguinte, o evento espalhou-se da Suécia para a Noruega, Dinamarca, Finlândia e Estónia. Em 2003, a ideia chegou ao Canadá e outros países. Assim, o evento tornou-se conhecido internacionalmente como o Dia Mundial do Contador de Histórias, que hoje é comemorado em mais de 25 países.

Serviço

Dia do Contador de História
Quando: 20 de março, segunda-feira, das 14h30 às 15h30
Onde: sede da Biblioteca Pública Municipal Adelpho Poli Monjardim – Casarão Cerqueira Lima - rua Muniz Freire, 23, Cidade Alta, Centro
Aberto ao público


Voltar ao topo da página