Notícias

Dia de escolher novos diretores na rede municipal de ensino de Vitória

Publicada em 18/10/2017, às 12h48 | Atualizada em 18/10/2017, às 17h48

Por Fabrícia Kirmse, com edição de Matheus Thebaldi


Fabrícia Kirmse
Secretária de Educação acompanha eleição de diretores em emefs e cmeis
Secretária Adriana Sperandio e equipe da Seme acompanham o processo eleitoral nas unidades da rede municipal de ensino

Dia de muita movimentação nas escolas da rede municipal de ensino de Vitória, onde ocorre, durante toda esta quarta-feira (18), a eleição de 102 diretores para o triênio 2018-2021. A votação começou às 7 horas nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs).

A secretária de Educação, Adriana Sperandio, está desde cedo visitando várias unidades para acompanhar de perto o pleito, juntamente com a subsecretária de Gestão Escolar, Maria do Carmo Starling de Oliveira, e a gerente de Gestão Escolar, Jacqueline Bôscoli Bressan. Técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Seme) e outros profissionais também estão acompanhando o processo eleitoral.

Acompanhada do prefeito Luciano Rezende na tarde deste dia de eleições, a secretária também visitou a Emef Zilda Andrade, no Bairro da Penha, para acompanhar de perto a votação para diretor(a) da unidade.

Organização

Adriana elogiou a organização. "A eleição dos diretores é um processo democrático muito importante e está sendo feita com muita organização e tranquilidade", assinalou.

A secretária também destacou a importância da participação da comunidade escolar. "A liderança, o bom funcionamento da escola e todas as ações escolares passam por esse profissional. E é a comunidade quem escolhe o diretor pelo voto direto, o que deixa claro que a unidade estará a serviço da população".

Votação

O pleito acontece até as 20 horas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e das 7 às 19 horas nas unidades de educação regular, com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), que disponibilizou as urnas eletrônicas que estão sendo utilizadas no processo.

São mais de 30 mil eleitores, entre servidores da Educação, professores, representantes das comunidades locais, pais ou responsáveis e alunos a partir do 1º ano do ensino fundamental.

Alunos

Divulgação/Secretaria de Educação
Alunos de Emef votam na eleição de diretores da rede municipal de ensino
Alunos a partir do 1º ano do ensino fundamental também votam para escolher os diretores das unidades

A participação dos alunos na eleição é intensa. "É um momento importante para a escola. Então, tem que participar, sim", opinou a aluna Patrícia, de 11 anos.

A subsecretária Maria do Carmo Starling avalia que o envolvimento das crianças e adolescentes na escolha do diretor reforça o protagonismo estudantil, que é um dos aspectos pedagógicos trabalhados intensamente com os alunos durante o ano letivo da rede municipal de ensino.

Eleição direta

Implantada no município desde 1992, a eleição direta para gestores da unidade de ensino é realizada a cada três anos, permitindo o exercício de dois mandatos consecutivos ou subsequentes. 

Candidatos

Podem se candidatar à gestão escolar professores efetivos das escolas da rede municipal de ensino de Vitória, desde que tenham formação em curso de licenciatura plena na área de Educação e ter, no mínimo, três anos de efetivo exercício em atividades específicas do magistério na rede pública municipal.


Voltar ao topo da página