Notícias

Dia das paneleiras: galpão de Goiabeiras e entorno vão receber melhorias

Publicada em 07/07/2015, às 14h17 | Atualizada em 07/07/2015, às 14h53

Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
Termo de compromisso com a Multivix - turistas
Dia das paneleiras foi comemorado com boa notícia para quem vive da tradição
Diego Alves
Termo de compromisso com a Multivix - turistas
Protocolo de intenções que prevê melhorias para o espaço foi assinado nesta terça-feira (7)

O Galpão das Paneleiras, em Goiabeiras, receberá melhorias para oferecer ainda mais conforto e comodidade aos visitantes. Na manhã desta terça-feira (7), exatamente quando é comemorado o dia das paneleiras, o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, assinou o protocolo de intenções para que sejam executadas benfeitorias na estrutura que serve ao preparo artesanal das panelas de barro, uma tradição de mais de 400 anos.

O prefeito também apresentou as novas embalagens sustentáveis, feitas em papelão e em três diferentes tamanhos. No encontro, também foi dada posse à nova presidente da Associação das Paneleiras, Marinete Correa Loureiro.

Melhorias

As melhorias serão custeadas pela faculdade Multivix como medida compensatória para a reforma e a ampliação da instituição.

O projeto prevê a urbanização da área de queima das panelas, inserção de estrutura para estoque de madeira e nivelamento da rua. Além disso, o local ganhará calçada cidadã, um deque para acesso e contemplação e sinalização turística complementar. A parte interna vai ganhar toldo, pintura e painel artístico.

Essência

O prefeito disse que a matéria-prima retirada no bairro para confecção das panelas é única e rara e as melhorias servirão para orgulhar ainda mais os moradores e os turistas. "É parte da essência da cidade, nossa cultura e arte", elogiou.

Para o prefeito, a melhoria dos acessos ao Galpão das Paneleiras, a limpeza regular do local, a sinalização turística e a liberação do sinal wi-fi para Internet são vantagens que servem diretamente a quem trabalha e visita o espaço.

"Estruturamos o lugar, que também conta com um posto de informações turísticas que funciona diariamente para atender cada vez mais visitantes que chegam cheios de expectativas", disse o prefeito.

Diego Alves
Termo de compromisso com a Multivix - turistas
Paneleiras também receberam as novas embalagens sustentáveis das panelas de barro
Diego Alves
Termo de compromisso com a Multivix para urbanização da área externa - paneleiras
Produção das panelas de barro é uma tradição que se mantém há 400 anos

Estrangeiros

No momento da solenidade, um grupo de quatro professores e pesquisadores italianos da Universidade Cãs Foscari, em Veneza, visitava o galpão. A doutora em literatura espano-americana dessa instituição estava encantada com o trabalho das paneleiras. Ela acompanhou a fabricação de uma panela de barro. "É muito belo o trabalho. É a primeira vez que venho ao Estado e vejo uma atividade como essa", ressaltou.

Uma das curiosidades do grupo era saber se na composição do barro há algum tipo de metal que garanta a durabilidade da panela. Eles ficaram surpresos ao saber que só há argila e que esse tipo de barro só existe em Vitória

"Hoje mesmo há um grupo de professores universitários de uma universidade italiana visitando o galpão, conhecendo como são feitas as panelas e comprando o produto. Pelas expressões de satisfação, estão sendo bem atendidos", observou o prefeito Luciano Rezende.

Ele disse ainda que, no exato momento que visitam o espaço, os turistas têm a oportunidade de compartilhar a experiência em Vitória com seus parentes, amigos e colegas de trabalho, massificando a divulgação desse atrativo turístico da capital.

Orgulho

O diretor do grupo Multivix, Tadeu Penina, disse que o Galpão das Paneleiras é um monumento de Vitória e um símbolo de sua história e das tradições. Segundo ele, a proximidade com a faculdade orgulha professores e alunos.

"Temos uma grande responsabilidade social com a cidade, e essa parceria com a Prefeitura na revitalização do galpão nos orgulha e motiva. Queremos que os moradores e os turistas tenham as melhores lembranças", disse Penina.

O secretário municipal de Turismo, Trabalho e Renda, Leonardo Krohling, disse ser fundamental o respeito aos limites da tradição do bairro, que é referência para todo o Estado. "Nada aqui deve ser perdido. São tradições seculares, nossas raízes manifestas em forma do trabalho secular em harmonia com o espaço que deve ser preservado, assim como a bela história dessas mulheres e homens", avaliou.

Harmonia

A nova presidente da Associação das Paneleiras de Vitória, Marinete Corrêa, 61, há 44 anos fabrica e vende as panelas de barro. Moradora de Goiabeiras, ela contou que a tradição teve início com sua bisavó.

"Não vejo a hora de ver tudo isso pronto. Nós merecemos. Minha missão agora é representar a classe e manter a harmonia entre minhas colegas. Quanto mais condições de trabalho e de conforto para nossos visitantes e clientes melhor".

Diego Alves
Termo de compromisso com a Multivix - turistas
Professores de universidade italiana visitaram o Galpão das Paneleiras
Diego Alves
Termo de compromisso com a Multivix - nova presidente
Solenidade marcou a posse da nova presidente da Associação das Paneleiras, Marinete Correa

Voltar ao topo da página