Notícias

Dia das Mães: pesquisa revela diferença de preços de até 256% nos presentes

Publicada em 09/05/2018, às 14h44 | Atualizada em 09/05/2018, às 19h11

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Arquivo PMV
SEDEC apreende flores que estavam sendo vendidas de forma irregular em Vitória
Pesquisa apontou diferença de preços nos buquês nas floriculturas

Se você ainda não sabe o que dar de presente para a sua mãe, a pesquisa do Procon Vitória pode dar uma ajuda. A equipe foi às ruas ouvir o que aquelas que exercem o papel de matriarca dentro da estrutura familiar gostariam de receber e quanto isso pode custar no orçamento dos filhos.

A pesquisa foi realizada nos dias 7 e 8 de maio nos principais centros comerciais da capital. Os itens mais desejados pelas mães foram alvo da pesquisa de preços, que revelou uma diferença de até 48,81% de um mesmo produto (mesma marca, modelo e especificações) de um estabelecimento para o outro, registrado entre os smartphones.

Flores

Para quem deseja presentear com o tradicional buquê de flores, enquanto em um estabelecimento meia dúzia de rosas era comercializada por R$ 60,00, em outra floricultura, era vendida por R$ 45,00, o que representa uma diferença de 33%. Quando comparadas diferentes quantidades de rosas no buquê, a pesquisa revela que esse percentual sobe para 256%.

Pensando num consumo consciente e em economizar, ao entrar na floricultura, a dica é perguntar se é possível comprar duas dúzias, mas montar dois buquês separados com 12 rosas cada. É que vale mais a pena. Dessa forma, você pode presentear outras mães da família (como, madrinhas, tias, avós) e não extrapolar o valor estipulado para o presente.

Carlos Antolini
AÇÃO DO PROCON NO SHOPPING VITÓRIA
Fiscais também consultaram preços de artigos de perfumaria

Presentes cobiçados

A lista do Procon mostra os presentes mais cobiçados: artigos de perfumaria (perfumes, cremes faciais, loções corporais e sabonetes), chocolates finos (nas mais diferentes formas, sabores e quantidades), acessórios (óculos de sol), calçados mais despojados (sandálias "rasteirinhas"), além dos aparelhos celulares (com câmeras fotográficas mais potentes). 

Ajuda

A gerente do Procon Vitória, Herica Correa Souza, explicou que as pesquisas realizadas pela equipe de fiscalização do órgão estão focadas em apontar sugestões para os consumidores, a fim de evitar o superendividamento das famílias e contribuir para a educação do consumo consciente e sustentável.

Herica acredita que, dessa forma, o órgão cumpre com seu papel social de contribuir para que o consumidor não deixe de realizar seu desejo de compra, mas que o faça de forma consciente, analisando o custo-benefício, sua condição de arcar com as obrigações e, principalmente, evitando comprometer a renda pessoal e familiar.

"Estamos intensificando nossas ações educativas, visando educar os consumidores a consumir de forma consciente e ainda economizar para colocar em ação seus planos e metas. Quem controla o que gasta e organiza as finanças vê rápidos resultados no que tange à tranquilidade e à segurança para levar uma rotina confortável e longe das preocupações que o superendividamento traz".

Matéria relacionada

Procon dá dicas para hora de fechar a conta no almoço do Dia das Mães


Voltar ao topo da página