Notícias

Dia das desfiadeiras de siri é celebrado nesta terça-feira

Publicada em 01/08/2017, às 14h30 | Atualizada em 01/08/2017, às 14h30

Por Deyvison Longui (dlbatistaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Eduardo Brinco


Larisse Marques
Exposição Caieiras de Cantos e Encantos no Museu do Pescador
A atividade de desfiar o siri acontece na Ilha das Caieiras, um dos quatro polos gastronômicos criados pela Prefeitura de Vitória

Esta terça-feira, 1º de agosto, tem um sabor especial para a cidade de Vitória. Nesta data é comemorado o “Dia das Desfiadeiras de Siri”. De geração em geração, mulheres da Ilhas das Caieiras se dedicam a atividade de desfiar o siri, que é um dos ingredientes principais da tradicional torta capixaba.

A vida, as origens e a atividade profissional das desfiadeiras de siri já foram transformados em livro pelos escritores Guilherme Santos Neves e Renato Pacheco. Elas, ainda, foram temas de exposições de vários fotógrafos renomados, bem como material para documentários e diversas pesquisas.

O Dia das Desfiadeiras de Siri, passou a ser comemorado anualmente em 1º de agosto, foi instituído pela Lei Municipal 4.473, de 30 de julho de 1997.

Ilha das Caieiras

A atividade de desfiar o siri acontece na Ilha das Caieiras, um dos quatro polos gastronômicos criados pela Prefeitura de Vitória para incrementar o turismo e a culinária local. Os outros polos são Curva da Jurema, Triângulo das Bermudas, na Praia do Canto, e Rua da Lama, em Jardim da Penha.

A comunidade da Ilha das Caieiras teve origem ainda durante a colonização do Espírito Santo e foi ocupada no início do século XX devido ao transporte do café que era produzido na Região Serrana e transportado pelos rios Santa Maria e Bubu.

Os rios desembocavam no manguezal em frente à Ilha, que era um ponto de parada. Ao longo dos anos, as famílias desenvolveram a atividade da pesca e do desfio de siri.


Voltar ao topo da página