Notícias

Dia da Pessoa com Deficiência é comemorado com grande festa no Tancredão

Publicada em 03/12/2017, às 17h24 | Atualizada em 04/12/2017, às 08h29

Por Lívia Albernaz, com edição de Matheus Thebaldi


Leonardo Silveira
Festival de Esporte Inclusivo
Leonardo Silveira
Festival de Esporte Inclusivo

No dia em que é comemorado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Vitória não mediu esforços, e assim reuniu parceiros para realizar o I Festival de Esporte Inclusivo, no Centro Esportivo Tancredo de Almeida Neves (Tancredão). Os objetivos foram a celebração da data e a divulgação dos direitos e deveres para elas e seus familiares.

O secretário de Esportes e Lazer, Wallace Valente, lembrou o quanto a administração municipal vem trabalhando com ações para as pessoas com deficiência. "Realizamos todo o ano os Jogos da Pessoa com Deficiência e outras ações. Tivemos um ano de muito trabalho e estou honrado por tê-los aqui. É o momento de entendermos as diferenças e exercitarmos a tolerância e o respeito", disse.

O campeão de basquete Casé também participou da festa. "Agradeço esse convite. O projeto Basquete na Praça 3X3 se faz presente. Vim trazer um pouco de alegria nessa causa linda e sei que o esporte ajuda", comemorou.

"A Amaes se sente honrada em participar desse evento ao lado de todas essas instituições. Que possamos ser o evento a espalhar a união e a conscientização", disse Pollyana Paraguássu, da AMAES.

Leonardo Silveira
Festival de Esporte Inclusivo
Leonardo Silveira
Festival de Esporte Inclusivo

Atividades

O evento contou com apresentação de dança dos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Vitória (Apae), peça de teatro "O Fantasma do Convento", com Rodrigo Campanelli, Cleverson Guerrera e Patricia Eugênio, futebol e basquete com o gigante Casé, teatro de fantoches, oficina de psicomotricidade, "Método Coordenando-se" (com Lu Braga), espaço beleza para as mamães e responsáveis, vivência prática das atividades para deficientes e ainda consultoria da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Espírito Santo (OAB/ES), que tirou dúvidas acerca dos direitos das pessoas com deficiência.

Renato Sophia, 20 anos, aluno do Vitória Down, aproveitou bem o dia. "Fiz corte de cabelo e aproveitei cada momento. Adorei o meu cabelo e estou feliz.", conta.

Eliane de Paula tem uma filha especial, Brenda, de 27 anos, que é a alegria dela. "Minha filha estudou e ae desenvolveu muito. Sou orgulhosa dela. Essa ação é maravilhosa", comentou.

Segundo o IBGE, no Brasil, são 45,6 milhões de deficientes. O Festival de Esporte Inclusivo contou com a parceria da Amaes, Unimed, Apabb, Apae Vitória, Fórum Permanente de Discussão do Paradesporto, Fiep, OAB/ES, Zenilda Instituto de Beleza e Vitória Down.

Livia Albernaz
Festival de Esporte Inclusivo celebra Dia da Pessoa com Deficiência no Tancredão
Eliane de Paula tem uma filha especial, a Brenda de 27 anos, que é a alegria dela. No evento ela cortou o cabelo com a Fátima, parceira da atividade
Leonardo Silveira
Festival de Esporte Inclusivo
Pessoas com deficiência mostraram superação e muito amor pelo esporte durante o evento no Tancredão

Voltar ao topo da página