Notícias

Dia da Mulher: Prefeitura homenageia servidoras, que representam 73 % do pessoal

Publicada em 08/03/2017, às 16h59 | Atualizada em 08/03/2017, às 18h47

Por Josué de Oliveira, com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
Homenagem ao dia da mulher - CIAC
Prefeito percorreu vários setores da PMV e distribuiu flores para as mulheres
Diego Alves
Homenagem ao dia da mulher - SEMCID
Prefeito destacou que as mulheres representam 73% do quadro de pessoal da PMV

Para a Prefeitura de Vitória, o Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta quarta-feira (8), tem um significado especial: as servidoras representam 73% do pessoal na administração municipal.

Além de serem a maioria, elas são competentes e profissionais. Como Nilzete Nunes Azevedo, servidora há 15 anos, que atua no setor de vacinação da Unidade de Saúde de Jesus de Nazareth, e está sempre sempre sorrindo e de alto astral. 

Nestes anos todos de Prefeitura, Nilzete tem muitas histórias inusitadas para contar, que mostram bem a dedicação que faz parte do dia a dia das das servidoras. Ela lembra quando, certa vez, um homem chegou na unidade de saúde pedindo socorro para a esposa que estava prestes a dar à luz ao filho.

Sem pensar duas vezes, Nilzete acionou a equipe médica, reuniu o material necessário e auxiliou no parto daquela criança no local. "Sempre tive comigo esse espírito de liderança, de querer ajudar qualquer pessoa, independentemente de qualquer coisa. E trato todo mundo bem do jeito que gostaria que me tratassem ou tratassem meus familiares", disse. "Gosto muito do meu trabalho", finalizou. 

Mercado de trabalho

A subsecretária de Estudos e Projetos da Secretaria de Obras (Semob), engenheira Ana Maria Braga de Abreu, destaca a força da mulher no mercado de trabalho. "Somos disciplinadas, focadas e estarmos cada dia mais preparadas e capacitadas para o enfrentamento dos desafios. O Dia Internacional da Mulher é uma justa homenagem para aquelas que vão à luta rompendo obstáculos, enfrentando preconceitos, distribuindo carinho e muito amor por onde passam. Verdadeiras guerreiras", disse a servidora, que trabalhou na PMV entre os anos de 1997 e 2004 e retornou em 2013.

Desafios

Ao longo de 35 anos de trabalho na Prefeitura, a assistente social Marta Baliano Caretta também acumulou muitas histórias para contar. Ela já trabalhou como professora, foi diretora de escola e atuou em setores administrativos. Atualmente está na coordenação de Tranferência de Renda e Benefícios da Secretaria de Assistência Social (Semas). "Tenho uma trajetória muito bonita. Enfrentei muitos desafios, mas também consegui vitórias. O maior reconhecimento é quando você encontra pais de alunos e eles lembram do período em que os filhos estavam comigo na escola", disse. 

Homenagem

O prefeito Luciano Rezende percorreu vários departamentos do Poder Executivo entregando flores às servidoras e munícipes nas salas e corredores do órgão, na tarde desta quarta-feira (8). "É um gesto que representa respeito e carinho. Mulheres têm a presença marcante na Prefeitura de Vitória. São 73% de todos(as) servidores(as) que cuidam muito bem da nossa cidade. Feliz Dia Internacional da Mulher. Parabéns e obrigado", disse o prefeito.

Programação

Aproximadamente 60 atividades, como exibição de filmes, oficinas, palestras, enfrentamento à violência contra a mulher e passeio ciclístico, estão sendo programadas pela Prefeitura de Vitória em alusão ao Dia Internacional da Mulher, que é celebrado nesta quarta-feira (8). Veja aqui.

Haverá também a presença de grupos de batalha de rimas e distribuição de rosas. No local, será distribuído ainda material dos serviços de enfrentamento à violência contra a mulher.

Outra ação da Semcid é o Cine Mulher, com o filme "Estrelas além do tempo". A exibição será feita no dia 16 de março, às 14 horas, no Cine Jardins, para as servidoras. As vagas estão esgotadas.

Como parte das homenagens, o Procon Municipal também irá fazer uma ação especial. Um dos guichês será temático e o atendimento será preferencial para as mulheres. O espaço funciona na Casa do Cidadão, em Itararé.

O calendário de atividades será encerrado com um grande passeio ciclístico, que acontece no dia 26 de março. O evento será às 8 horas. No final do passeio haverá ainda um aulão de zumba na praça Getúlio Vargas.

Leonardo Silveira
Nilzete - Profissional da Saúde
Nilzete atua no setor de vacinação da US de Jesus de Nazareth e não tira o sorriso do rosto
Leonardo Silveira
Nilzete - Profissional da Saúde
Nilzete é servidora da administração municipal há 15 anos

Voltar ao topo da página