Notícias

Dia da Mulher: idosas refletem sobre direitos sexuais no CCTI de Jardim da Penha

Publicada em 09/03/2018, às 13h38 | Atualizada em 09/03/2018, às 14h00

Por Josué de Oliveira, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semcid
CCTI de Jardim da Penha
Palestra no CCTI de Jardim da Penha teve o objetivo de conscientizar as idosas sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis e direitos sexuais

Uma palestra para conscientizar as idosas sobre os direitos que têm sobre o próprio corpo. Esse foi o objetivo da roda de conversa que aconteceu no Centro de Convivência para a Terceira Idade (CCTI) de Jardim da Penha, nesta última quinta-feira (8).

A ideia foi mostrar que elas não precisam se submeter a certas situações e que, se aceitarem, terão uma consequência. O exemplo é o uso do preservativo para evitar Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´s).

A coordenadora de Políticas Públicas para a Mulher da Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Mariana Bernardes, explicou que muitas idosas acabam acreditando que não precisam mais usar o preservativo. Segundo ela, os números de casos nessa faixa etária têm aumentado, até por falta de conhecimento.

"Discutimos os direitos sexuais com aproximadamente 60 mulheres, que dividiram conosco suas experiências mais significativas. Todas fomos impactadas positivamente e aprendemos muito com os depoimentos que tivemos nesse encontro".

Mais ações

Na programação do mês da mulher, a Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) também promoveu outras ações, como roda de conversa no Cras de Consolação. No local, foram distribuídas mudas de plantas para as participantes.

Também houve debates sobre o tema "A Mulher Preta na periferia", em São Benedito, e oficina de beleza negra, no Morro do Quadro.

A Agência Municipal do Trabalhador/Sine de Vitória também promoveu ações no Cras Continental, ofertando serviços de encaminhamento ao mercado de trabalho.

Na próxima semana, ainda vão acontecer diversas atividades. Confira aqui programação completa


Voltar ao topo da página