Notícias

Dia da Guarda Municipal: 474 agentes garantem segurança e ordem na cidade

Publicada em 10/10/2018, às 15h59 | Atualizada em 10/10/2018, às 16h13

Por Eduardo Brinco, com edição de Matheus Thebaldi


Yuri Barichivich
Guarda Municipal a serviço da população no Centro de Vitória
Agentes de proteção comunitária ajudam no combate à violência urbana
Diego Alves
Guarda Municipal de Trânsito
Agentes de trânsito ajudam a organizar o trânsito na cidade

O Dia Nacional da Guarda Civil Municipal é comemorado nesta quarta-feira (10 de outubro). Regulamentada pela lei federal nº 12.066/2009, a data homenageia e valoriza esses profissionais, que têm um papel muito importante na segurança patrimonial e cidadã.

A Guarda Municipal é um importante instrumento na garantia da segurança nas ruas da capital, trabalhando no combate à violência urbana e na fiscalização do trânsito, entre outras atribuições. Os agentes fazem rondas também durante a madrugada - Guarda 24 Horas - para agilizar o atendimento a ocorrências policiais e delitos flagrados por meio da Central Integrada de Operações e Monitoramento (Ciom).

Atualmente, a capital conta com 245 agentes de trânsito (responsáveis por fiscalizar e organizar o trânsito no município) e 229 agentes de proteção comunitária (responsáveis pelo patrulhamento preventivo permanente na cidade), lotados em diferentes setores. Os moradores e turistas de Vitória podem ligar para o telefone 190 (Ciodes) para acionar o efetivo. 

Profissionalismo

"Parabenizo todos os integrantes da Guarda Civil Municipal de Vitória pelo profissionalismo demonstrado diuturnamente nas mais variadas missões em prol da segurança, da ordem pública e da organização do trânsito em nossa cidade", afirmou o secretário de Segurança Urbana, Fronzio Calheira.

O subsecretário da Guarda Civil Municipal, Edvandro Sipolatti Esguersoni, também destacou a importância do serviço prestados pelos agentes. "Todos os guardas municipais têm prestado um brilhante serviço ao município e aos cidadãos. Parabéns a todos que contribuem na manutenção da segurança da sociedade, trânsito e do patrimônio público", disse.

Guarda Municipal de Vitória

A Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) foi criada por meio da lei municipal 6.033/2003 e alterada pela lei 8.114/2011. Ela está inserida na Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu) e é composta por três Grupamentos: Gerência de Operação e Fiscalização de Trânsito (GOFT), Gerência de Proteção Comunitária (GPC) e Gerência da Central Integrada de Operações e Monitoramento (GCIOM).


Voltar ao topo da página