Notícias

Dia D: Ações de combate ao mosquito são mais eficazes durante o frio

Publicada em 04/08/2017, às 13h45

Por Milene Miguel, com edição de Eduardo Brinco


Thalles Waichert
Mutirão contra dengue no bairro Santo André
Colocar tela e tampar caixas d’água são algumas das ações de prevenção contra a proliferação do mosquito da dengue

O mosquito Aedes aegypti se prolifera com mais intensidade durante as estações mais quentes do ano, o que faz com que as pessoas só se lembrem de eliminar os criadouros nesses períodos. Por esta razão, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) tem reforçado o combate ao principal vetor da Dengue, Zika e Chukungunya durante o inverno.

Segundo pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), são nos dias mais frios que as medidas e ações em combate ao mosquito podem ser mais eficazes, devido ao ciclo reprodutivo do Aedes aegypti, que se torna mais lento com a queda de temperatura.

Nesse sentido, todas as unidades de saúde irão realizar durante o mês de agosto programações especiais em combate ao mosquito vetor. A iniciativa visa mobilizar a população nesta grande ação a fim de reforçar os cuidados no período do ano que mais impacta sobre a proliferação de mosquitos no ambiente.

A gerente de Vigilância em Saúde da Semus, Arlete Dutra, pede a colaboração e conta com a participação de todos. “Precisamos que a população nos ajude nesta causa. Se cada um fizer o básico, como descarte correto do lixo, tampar depósitos de água, limpar com buchas as laterais e eliminar os pratos dos vasos de planta, já nos ajuda muito no combate ao mosquito”.

CheckList

O CheckList também esta disponível no aplicativo Vitória Online, no acesso “Combate a dengue”, nele, o munícipe poderá acessa e escolher uma ação de combate a ser realizada semanalmente em sua residência. Após sete dias, o aplicativo lembrará ao cidadão de refazer a conferência, caso tenha se esquecido.

Acesse aqui o CheckList

Ações de combate

O Centro de Vigilância Ambiental em Saúde (CVSA) realiza regularmente ações de controle da população de mosquitos, priorizando o combate às formas larvárias, em especial por meio da visita aos imóveis, casa a casa, realizada pelos Agentes de Endemias em pelo menos quatro ciclos de visita.

Além desta ação são realizadas vistorias de rotina, a cada 15 dias, aos pontos considerados estratégicos (PE). São locais onde se concentram um grande número de criadouros em potencial como, por exemplo, floriculturas, oficinas, ferros-velhos, entre outros. As visitas são para controle da proliferação dos mosquitos por meio do tratamento larvário e aplicação de inseticida perifocal.

O CVSA também realiza aplicação espacial e focal em Ultra Baixo Volume (UBV), método conhecido como fumacê, cujo itinerário é preparado para atender os bairros considerados prioritários, com base na maior incidência de casos das doenças e avaliação das 442 armadilhas instaladas na cidade. 

Como o mosquito da dengue tem hábitos domésticos e se prolifera, na maioria das vezes, dentro das residências, os moradores também podem ajudar a prevenir a dengue. Basta adotar hábitos dentro de casa, como desentupir as calhas, tampar caixas d’água, telar ralos e secar os vasinhos de plantas.


Voltar ao topo da página